Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A REIMPLANTAÇÃO DEFINITIVA DO RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS

*Ir.: Antonio da Silva Costa




Início 3ª Parte


Ao assumir o Grão-Mestrado Geral em 1963 tendo como Adjunto Erasmo Martins Pedro – somente existia em todo o País 04 Lojas que adotavam o Rito Brasileiro. – O Rito estava completamente abandonado.
Em 19/03/1968 Palmeira promulga o Decreto nº 20.080, que implantou definitivamente o Rito no GOB, publicado apenas 03 meses antes do término do seu mandato que expiraria em 24 de junho e compõe Comissão Especial – é o renascimento do RITO BRASILEIRO.
Em 25/04/1968, a Comissão assessorada pelo próprio Palmeira, aprova a Constituição do Rito em sessão Especial do já constituído Soberano Supremo Conclave assinada e publicada pelo Grande Secretário Geral do GOB, em 01/06/1968.
Aprovada a Constituição e legalizada a Oficina-Chefe do Rito ficou assim constituída a primeira administração;
Primaz de Honra – Almirante. Benjamim Sodré; Primaz de Ofício – Dr. Humberto Chaves; Regente Irmão - Dr. Jorge Bitencourt; Secretário. Geral – Tenente Ardevaldo Ramos; Orador:- Norberto dos Santos; Chanceler – Armando Lemonge; Tesoureiro – Dr. Cândido Ferreira de Almeida; Mestre de Cerimônias - Alberto Alves Sarda; Porta Estandarte – Manoel Camargo; Porta Bandeira – Milton Gomes da Silva; Instrutor – Álvaro Palmeira; Guarda do Templo. – Lysis Brandão da Rocha.
Todos os fundadores receberam o título e o grau de Servidor da Ordem e da Pátria.
A Loja Fraternidade e Civismo do Rito Brasileiro, criada na mesma data (25/04) é a Primaz do Rito no Brasil.
A partir de sua reestruturação o Rito Brasileiro passou a se expandir pelo Território Nacional formando Lojas Simbólicas e Oficinas Litúrgicas.
Até 24/06/1968, quando terminava o mandato de Álvaro Palmeira como Grão-Mestre, foram fundadas quatro Lojas especialmente para trabalharem no sistema do Rito Brasileiro: 1ª Fraternidade e Civismo nº 1697 – Rio de Janeiro – Palácio do Lavradio é a Primaz do Rito; 2ª Araribóia nº 1698 – Niterói R.J. (04/05/1968); 3ª Castro Alves nº 1704 – Salvador (07/05/1968); 4ª Labor e Civismo nº1690 – Cataguases, seguindo de forma ascendente com outras como a Elias Ocke (Ilhéus), 28 de Julho (Itabuna), 16 de junho (Itapebi), 25 de dezembro (Alagoinhas), Deus Caridade e Justiça (Itamaraju), constituindo-se hoje o segundo Rito mais praticado no Brasil e o primeiro na Bahia.
Total de Lojas (todos os Ritos) existentes no GOB:  2.800
Total de Lojas (Rito Brasileiro) no Brasil: 332
Total de Obreiros (todos os Ritos existentes no GOB: 77.000
Nº de Lojas (todos os Ritos) existentes na Bahia:  100
Nº de Obreiros (todos os Ritos) existentes na Bahia:  2.742.
Oficinas Filosóficas (graus  superiores)
Rito Brasileiro no Brasil – Capítulos 56
                                        Conselhos K. F.  33
                                         Alto Colégios    18
                                         Grandes Oficinas Integradas G. S. 15
                                         Loja Complementar  01.


O Rito Brasileiro traz a idéia luminosa – o Civismo. A luz interior que leva o maçom a trabalhar em prol de sua família e da Pátria, engrandecendo-a. Esse interesse e participação nos problemas da comunidade, o gozo pacífico dos deveres ditados pela Lei deve tornar todos vigilantes da ordem, da defesa da moral e dos bons costumes, estímulo aos valores sociais positivos, repressão aos fatores negativos, incentivo aos jovens para o desenvolvimento harmonioso e sadio de sua personalidade, visando sempre o bem estar humano.
O Civismo é o fenômeno da nossa personalidade, cujos sadios discernimentos nos tornam um cidadão, dando-nos o ensejo de tornar nossa Pátria um País onde o trabalho seja a alavanca do progresso. Qualquer trabalho, intelectual ou não sempre dará um registro de dignidade.
Todo maçom tem o dever, a obrigação de honrar o ideal defendido pelos maçons - nossos irmãos – do passado. Foram 54 anos de luta, de dificuldades para conseguirem a reimplantação definitiva do Rito.
Salve os 100 anos de nascimento do Rito Brasileiro (23/12/1914); Salve os 54 anos de reimplantação definitiva do Rito e criação do Supremo Conclave do Brasil (19/03/1968); Salve a fundação da 1ª Loja Simbólica do Rito, e Salve o Dia Nacional do Rito Brasileiro. (25/04/1968).


LITERATURA CONSULTADA

SOBERANO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS. Constituição do Rito. 2009. 63 p.
NEME, Mário. RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, Livres e Aceitos. 1ª Ed.Editora Maçônica ‘A Trolha” Ltda. Londrina. 1992 271 p.
SIMÕES, Carlos. O Rito Brasileiro: Uma Visão da Maçonaria Social ou 4º Período Histórico da Maçonaria. 1ª Ed. A Gazeta Maçônica, s. Paulo.1999, 327 p.



Antonio da Silva Costa
Gr.: 33 Sec.: Planejamento do GOEB.
Itabuna, 28/04/2014
Oficina Integrada de Graus Superiores São José – Itabuna-BA.
Vercil, fiz uma palestra na Grande Oficina Integrada de Graus Superiores
São José no dia 28 de abril e resolvi lhe apresentar, como proposta para
artigo dividida em três partes, para sua análise abalisada.

Aguardo retorno

Saudações

Antônio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário