Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENTREVISTA

O entrevistado escolhido para a edição de estreia do jornal O Compasso é Pedro Luciano Araújo Jatobá, Venerável Mestre da Acácia Grapiúna.
Pedro Luciano Araújo Jatobá é Mestre Maçom, 11º, Membro da A . ‘ .  R . ‘ .  L . ‘ .  S. ‘ .    Areópago Itabunense, foi 1º Vigilante e é o atual Venerável Mestre da A . ‘ .  R . ‘ .  L . ‘ .  S. ‘ .   Acácia Grapiúna nº 95, filiada a Grande Loja do Estado da Bahia (GLEB), ele falará entre outras coisas, sobre a criação e administração da 3ª Loja Maçônica a ser criada em Itabuna.

O Compasso - Estivemos, em 14/10/2010, na solenidade de lançamento da pedra fundamental do templo da Loja Maçônica Acácia Grapiúna. Venerável, já teve início a construção do referido Templo?

Pedro Luciano Araújo Jatobá - Sim, já teve início.  O templo está sendo edificado no Km 2,5 da BR 415, lado direito do trecho Itabuna- Ibicaraí.  Sua planta, com esboço do Irmão José de Carvalho Peixoto, Engenheiro Civil, serviu para o projeto arquitetônico a cargo do Arquiteto Matheus Esquivel, membro de nossa Loja. A obra se encontra em estágio de fundação.

O Compasso - Há previsão para conclusão da obra?

Pedro Jatobá - Sim.  O Templo deverá estar concluído em 2014, isto porque se trata de um empreendimento de grande porte, dotado de beleza e funcionabilidade.

O Compasso - Onde, atualmente, está funcionando a Loja Maçônica Acácia Grapiúna, e em que dia da semana?

Pedro Jatobá - Estamos nos reunindo no Templo da Loja Maçônica Areópago Itabunense, por beneplácito de seu Venerável Mestre Cléber Moreira Lima, situado nesta cidade, na Rua Moura Teixeira, nº 10 – Centro, sendo nossas reuniões às segundas-feiras, com início às 20h

O Compasso - E anteriormente, onde esta Loja se reunia?

Pedro Jatobá - Nós nos reuníamos no tempo da Loja Maçônica Acácia do Sul, em Itajuipe, também às segundas-feiras, por benevolência do seu Venerável Mestre Itatelino Oliveira Leite Júnior e aprovação de todos os membros daquela Loja, aos quais muito agradecemos.

O Compasso - Quantos foram os mestres maçons fundadores da Acácia Grapíúna?

Pedro Jatobá - 23 foram os mestres maçons seus fundadores, sendo 22 da Areópago Itabunense e 1 (um) da Acácia do Sul.  Complementando, seu primeiro Venerável foi o Irmão Antonio Carlos Ferreira, fundador, membro da Areópago Itabunense.

O Compasso - Quantos maçons compõem o quadro de obreiros da Acácia Grapiúna, e quando ela fará seus primeiros mestres maçons?

Pedro Jatobá - A Acácia Grapiúna conta hoje em se quadro associativo com 47 membros. Destes, estão aprovados para serem exaltados no Grau de Mestre 8 companheiros, cuja exaltação está programada para o próximo 14 de junho. Será uma data histórica para nossa jovem Loja. 

O Compasso Venerável, há previsão para admissão de novos maçons na Acácia Grapiúna?

Pedro Jatobá - Sim?  Estamos com 6 cidadãos já prontos para serem iniciados no Grau 1, sendo que cerca de 4 estão ainda em processo de seleção.  Nosso propósito é trazer, para nosso quadro de associados, o melhor que exista de homens de bons costumes e livres de vícios em nossa comunidade. E, em verdade, existem muitos a espera desta oportunidade.

O Compasso - Como está composta a atual Diretoria da Acácia Grapiúna?

Pedro Jatobá - Por mim, como seu Venerável Mestre, a quem cabe a representação da Loja, e pelos seguintes Irmãos, Mestres Maçons: 1º Vigilante: José Carlos Oliveira; 2º Vigilante: Hélder Pereira Dantas: Orador: José Carlos dos Santos Souza; Secretário: José Carlos Adami Cerqueira; Tesoureiro: Lúcio Flávio Correia de Oliveira e Chanceler Crisóstenes Ferreira de Oliveira.

O Compasso - Itabuna comportaria mais uma Loja Maçônica?

Pedro Jatobá - Sim, comportaria, como bem comportou a Acácia Grapiúna. As estatísticas mostram que 1,6% da população de uma cidade tem condições de participar de qualquer sociedade organizada onde haja pagamento de mensalidade. Temos em Itabuna mais de 200 mil habitantes e somente cerca de 250 maçons ativos; 110 rotarianos e cerca de 130 membros dos Lions. Isto nos mostra que existe mais de 2.000 pessoas a espera de serem chamadas para estas instituições.

O Compasso - Venerável, o que vossa venerabilidade acha da criação do Jornal o Compasso, o primeiro jornal Maçônico a ser criado do Norte-Nordeste, com o fito de divulgar o que é de mais importante na Maçonaria da Bahia?

Pedro Jatobá - Considero a criação desse Jornal uma excelente ideia maçônica e que muito contribuirá para o engrandecimento da Maçonaria na Bahia. Além disso, as Lojas maçônicas e os irmãos necessitavam de um veículo de comunicação acessível a todos eles, e que contribuísse para o seu aperfeiçoamento, atendendo o papel maçônico de “erguer templos à virtude, cavando masmorras ao vício”. O Compasso, portanto, passa a ser um espaço de congregação dessa Grande Família. E sendo um jornal feito por maçons e  para maçons,  tenho certeza que será um sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário