Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

sexta-feira, 21 de junho de 2019

SESSÃO ESPECIAL


Lojas do Sul da Bahia realizam 1ª Sessão ao Ar Livre/Céu Aberto da região



 As sessões ritualísticas maçônicas são realizadas pelas Lojas em ambiente fechado, ou coberto das vistas e ouvidos de não iniciados ou de IIr.·. que porventura ainda não possuam grau suficiente para assisti-las. Ou seja, as Lojas maçónicas costumam reunir em templo, em local "a coberto da indiscrição dos profanos", isto é, em instalações onde só maçons e do grau pertinente têm acesso.
A sessão ao “Ar Livre” ou como é mais conhecida “A Céu Aberto”, é comum no sul do país, a exemplo de São Paulo e menos comum no Nordeste, sofre severas críticas de grupo denominado “corrente autêntica da Maçonaria” e, nesse sentido, não vê com bons olhos sessões maçônicas ritualísticas realizadas em ambientes que não próprios para tal.
Além disso, suas críticas versam especialmente quanto a praxe da Moderna Maçonaria de que os recintos dos Templos onde se realizam as Sessões Maçônicas exclusivas para maçons, tenham passado pela cerimônia de consagração do espaço comumente conhecida como Sagração de Templo, cuja qual é realizada por ritual próprio e consignada por Ato do Grão-Mestre da Obediência.
Uma outra crítica tecida pelos não adeptos desse tipo de sessão, é de que segundo eles, além de nada contribuir para a Maçonaria, pode ferir o sigilo, que é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. Alegam ainda também os críticos que não encontram nenhum motivo que agregue conhecimento e aperfeiçoamento em ser realizando uma sessão maçônica num ambiente que não tenha passado pelas exigências que lhe conferiram a dignidade da consagração.
            Sob o título: “União e Força dos OOr.·. de Itabuna e Ilhéus!”, AA.·.R.·.L.·.S.·. Vigilância e Resistência nº 70, do Or.·. de Ilhéus e Acácia Grapiúna nº 95, do Or.·. de Itabuna, ambas jurisdicionadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), que têm nos seus malhetes principais os VVen.·. MMest.·., respectivamente José Augusto de Carvalho e Vlademir Sérgio de Menezes, realizaram na sexta-feira, 17/5, às 19 horas, no sítio São Francisco localizado no Distrito de Couto, no Or.·. de Ilhéus, a 1ª Sessão ao Ar Livre do Sul da Bahia.
 Coube às diretorias das duas OOfic.·. a condução da prestigiada e organizada primeira sessão “A Céu Aberto” realizada nesta região, sendo o local/Templo devidamente construído e ornamentado de acordo com a Ordem e longe das vistas profanas, que contou com a presença de aproximadamente 200 IIr.·. de LLoj.·., do Sul da Bahia, a exemplo da AA.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense, Areópago Grapiúna, Construtores do Templo, todas da GLEB e Antônio Costa e 28 de Julho, ambas filiadas ao Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB), bem como de outros OOr.·. da Bahia, a exemplo Camacã, Itajuípe, Coaraci, Uruçuca, Buerarema, Salvador, dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário