Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

domingo, 5 de agosto de 2018

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA IMPRENSA MAÇÔNICA – ABIM


O COMPASSO seis anos


Ainda era início do ano de 2012, quando recebi correspondência, endereçada à ABIM, solicitando instruções sobre a possibilidade de filiação de um novo jornal. Acompanhava o pleito o projeto do noticioso que o remetente deseja implantar, para circulação de dois em dois meses.
Vercil Rodrigues era o empreendedor. Um jovem maçom do sul da Bahia. Advogado, escritor, sábio na exposição de suas ideias, atento observador dos acontecimentos na comunidade e partícipe de muitos deles na sociedade da qual fazia parte e, de tão importantes, propunha-se a divulgar notícias a respeito dos mesmos.
Melhor solicitação não poderia chegar a ABIM. Vinha de Itabuna, centro de uma região muito rica economicamente e mais forte ainda em sua diversidade cultural, onde se inclui e se destaca a Ordem Maçônica, com inúmeras Lojas, grande quantidade de associados e um admirável potencial de crescimento. Aí, nesse ambiente de tantas possibilidades, o jornalista Vercil Rodrigues desejava editorar o novo jornal, com o sugestivo nome de O COMPASSO.
Não haveria como negar amparo à realização de tão elevado anseio, vindo, como vinha, de um jovem que revelava, com o seu projeto, tributar grande amor e dedicação à Ordem, quando é sabido, conforme ensinamentos do dramaturgo espanhol – Calderon de La Barca – que “a vida é uma oficina de sonhos”.
Recordei que, em Salvador, havia o JORNAL DO MAÇOM, fundado em 1969, pelo valoroso irmão Egydio Vieira Filho, registrado na Associação Brasileira da Imprensa Maçônica - ABIM sob nº 005-J. Segundo consta, esse noticioso teria passado ao domínio da Grande Loja Maçônica da Bahia, o que, sem dúvida, traria mais fortalecimento ainda ao periódico e, em virtude do prestígio da Potência a que se vinculava, a garantia de um futuro amplo e promissor. “O Compasso” e o “Jornal do Maçom”, na Bahia, que “é de todos os santos”.
Os grupos e a as redes sociais chegariam também por aqueles anos, com o ímpeto das enxurradas abrindo o período hibernal, veiculando algumas verdades, mas muitas invencionices, das quais o mundo tem sofrido o veneno e que, em nossos dias, muito se tem combatido com o nome de fake news.
O jornal impresso é do mundo da credibilidade. Os seus registros, as suas notícias são fiéis ao acontecimento. Daí a confiabilidade no que notícia. Presentes a responsabilidade do jornalista e a relevância do jornal. Os jornais iniciados então teriam que obedecer rigorosamente a essas exigências e se prepararem ao confronto com os produtores das fake news.
O COMPASSO, registro ABIM 079-J, vem, desde 2012, noticiando os feitos da maçonaria. Uma contribuição maravilhosa à divulgação da Ordem, não só na Bahia, mas em todo o Brasil. Está aniversariando, vencedor e vitorioso. Senhor de uma apresentação moderna, que o torna atraente. Atualidades maçônicas e excelentes matérias preenchem as suas páginas, orientadas por uma admirável equipe jornalística sob a competente coordenação do grande líder baiano das comunicações Vercil Rodrigues.
Parabéns O COMPASSO, na passagem do 6º ano de sua fundação! Parabéns, Ir.·.  Vercil Rodrigues!

           Nota da Redação: Publicado no jornal de circulação nacional INFORMABIM, edição de nº 451, de 31 de março de 2018.

Por Ir.·.  Antônio do Carmo Ferreira.

Presidente e fundador da Associação Brasileira da Imprensa Maçônica – ABIM. Recife – Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário