Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

domingo, 14 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA MAÇONARIA

Ditadura - Recesso 
Forçado nas Oficinas
 
     Minha ARLS Areópago Itabunense, número 09 da hoje GLEB, como as demais no País foi proibida de funcionar, de Nov/1937 a Jan/1940, em virtude de Decreto do Presidente Getúlio Vargas, durante o regime ditatorial (Estado Novo), porque o Conselho de Segurança Nacional propôs o fechamento das Lojas Maçônicas por serem contrárias ao status político vigente.
     Era Delegado de Polícia nosso irmão Edgar Luiz de Barros, e nosso prédio ficava (fica) numa esquina, tendo lá no fundo entrada para a escola que sempre mantivemos no térreo (pelo interior da escola havia/há escada de acesso a pavimento superior, onde localizado o Templo).
     Nos dias de reunião, o Delegado, como que dando satisfação à sociedade, ou seja, mostrando que estava cumprindo o ato ditatorial, colocava, à noite, na frente do prédio, para que por ali, à exceção dele, ninguém passasse, soldados armados com fuzis.
     E o povo - principalmente católicos que, sabe-se lá o porquê, na época não simpatizavam conosco e vibravam as ver os soldados ali impedindo nossos irmão de se reunirem – constatava que a ordem do Ditador estava sendo fielmente cumprida, etc. e coisa e tal.
     [Por falar em religião, o repúdio era tão sério que um dos fundadores, casado com católica fervorosa, e muito, muito, muito rica, ao dizer a ela que foi eleito para ser o primeiro Venerável Mestre, ouviu: “Ou a Maçonaria ou eu!”. Nosso irmão não tomou posse – e, por precaução..., ainda saiu da Loja!]
     Não sabiam os passantes que o Delegado colocava os soldados ali para que ninguém percebesse que lá pelo fundo, rua praticamente sem iluminação, pela porta de acesso à escola, adentravam homens de preto.          
     Verdadeiramente, os soldados garantiam para que sua senhoria não fosse incomodado, posto como estava lá justo para impedir reuniões... – e sessões eram realizadas numa boa, delas participando “sêu” Delega, Membro da Loja, todos sem receio de prisão e/ou processo iniciado pela Polícia por desobediência ao Decreto...
     Esses maçons...!
     [Acerca do recesso forçado, também dá-nos notícia dele o Tablóide/Informativo/Boletim “O Areópago”, edição de fevereiro de 2002 (página 03), comemorativa dos 80 anos de fundação da “Areópago”]

Por Jorge Wehbe Neme
M.•. M.•.  da A.•.R.•.L.•.S.•. Areópago Itabunense

Nenhum comentário:

Postar um comentário