Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

quinta-feira, 26 de junho de 2014

ENTREVISTA

Entrevista com o Grande Inspetor Litúrgico José Carlos Oliveira, 33º, da 3º Região Litúrgica da Bahia.




O entrevistado dessa edição do O Compasso é o Mestre Maçom José Carlos Oliveira, 33º, que exerce a função de Grande Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúrgica da Bahia, instituição ligada ao Supremo Conselho do Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) para a República Federativa do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Ele tem dupla filiação: ARLS Acácia Grapiúna, onde também é um dos fundadores e filiado ARLS Areópago Itabunense, ambas do Oriente de Itabuna e jurisdicionadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb) e atualmente é o presidente Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg).

O COMPASSO - O que é o Rito Escocês Antigo e Aceito?

José Carlos - É uma instituição maçônica universal, dividida em jurisdições territoriais independentes e soberanas, cada uma sob o governo de um Alto Corpo denominado SUPREMO CONSELHO.

O COMPASSO - Quantos Supremos Conselhos do Rito Escocês Antigo e Aceito poderão existir em cada país?

José Carlos - Somente um.  Mundialmente existe apenas uma exceção. Os Estados Unidos, onde existem dois Supremos Conselhos, um no Norte outro no Sul. Isto se deveu à antiga divisão daquele País em dois pela Guerra da Secessão.

O COMPASSO - De quantos graus se compõe o Rito Escocês Antigo e Aceito?

José Carlos - De 33 Graus que, em suas diversas séries, desenvolvem, sucessivamente, as doutrinas e a filosofia da Maçonaria, constituindo-se, assim em uma escola de ética, cujo programa é: cultuar a Deus e cultivar a espiritualidade; investigar a verdade; defender a liberdade; amar o próximo; manter a fraternidade entre si; obedecer às leis do país; praticar a justiça; combater a ignorância e promover a felicidade da humanidade.

O COMPASSO - Onde está sediado o Supremo Conselho no Brasil, qual sua denominação, e como é administrado?

José Carlos - Esta sediado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, na Rua Barão, nº 1317. Sua denominação é Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil. É presidido por um Ir. ´. Do Grau 33, denominado Soberano Grande Comendador, sendo a administração descentralizada em 105 Grandes Regiões Litúrgicas por todo o Brasil, sendo cada Região Litúrgica administrada por um Inspetor Litúrgico, Grau 33.  Na Bahia nós temos 11 Regiões Litúrgicas.

O COMPASSO - Em quantas séries em que estão divididos os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito?


José Carlos - em 5, ou sejam: Graus simbólicos, do 1º ao 3º Grau, administrados pelas Lojas Simbólicas e, por concessão do Supremo Conselho, sob direta subordinação às Grandes Lojas Maçônicas Estaduais. Do Grau 4 ao 33 as séries estão vinculadas ao Supremo Conselho, dividas em 4 Lojas: Loja de Perfeição, dos Graus 4 a 14; Capítulo Rosa Cruz, do 15º ao 18º; Conselho de Cavaleiros Kadosh, do 19º ao 30º e Consistório de Príncipes do Real Segredo, 31º e 32º.  Os maçons do Grau 33 são denominados Grandes Inspetores Gerais da Ordem. O Grau 33 somente pode ser concedido pelo Soberano Grande Comendador ou por sua expressa ordem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário