Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

terça-feira, 24 de setembro de 2013

REFLEXÃO MAÇÔNICA

Lojas Maçônicas mudam seus dirigentes


No mundo que chamamos de profano, periodicamente, se mudam prefeitos, vereadores, e outros administradores. Também as Lojas maçônicas, de dois em dois anos, mudam seus dirigentes, porem com uma grande diferença: neste caso, o substituído não declara ter deixado a Loja sem problemas, com muito dinheiro em caixa e com tudo resolvido, e o que entra não diz que recebeu a Loja desorganizada, sem recursos e com muitos problemas. É que na maçonaria essas trocas são feitas de maneira fraterna, dentro da mais perfeita harmonia, sem lutas nem discórdias. Outro detalhe é que as posses se verificam entre junho e julho, logo após o solstício de inverno, (Brasil), fenômeno astrológico de conteúdo esotérico muito forte para os maçons. 
Até o final deste mês de julho todas as 173 Lojas jurisdicionadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, GLEB, congregando cerca de 7.000 maçons, terão suas diretorias renovadas, despertando nas comunidades, onde atuam, as mais diversas expectativas, principalmente ante as manifestações sociais que proliferam no país. Manifestações estas que não passaram despercebidas da maçonaria baiana, tanto que a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, através do Sereníssimo Grão-Mestre Jair Tércio Cunha Costa, encaminhou a todas as jurisdicionadas um documento, SOBRE A NOVA ONDA DE BEM QUE NOS INVADE, onde analisa as relações e deveres do Estado para com a sociedade, destacando: “O Estado pode e deve ser generoso, sem ter que gastar o que tem, ou o que não possa ser tão logo reposto, considerando as suas demandas; deve promover o trabalho para todos sem favorecer ao cansaço, ou até mesmo o padecimento; deve ter ambição sem ser corrupto; deve ser autoritário sem ser arrogante; e deve ser rigoroso sem ser violento. Parece paradoxal, mas o Estado tende a não outorgar direitos, e sim impor deveres. No entanto, o Estado que importa é aquele governado pela vontade do dos seus governados; caso não, ele arruinar-se-á mais ainda, caso não tenha uma oposição à altura; e diz ainda “... nós, os maçons, devemos bradar, e bradaremos: abaixo a já tão conhecida, absurda e deveras repudiada PEC-37, bem como todo o retrocesso que dela possa advir”, (felizmente já arquivada pelo Congresso Nacional) e mais “devemos registrar, e registremos, que corroboramos, ativa e pacificamente, com as inevitáveis, bem-vindas e saudáveis manifestações sociais que, então, como NOVA ONDA DE BEM, invade nosso País, tempo em que repudiamos, veementemente, a anarquia que tenta tirar o seu brilho. Onda esta formidável que precisa ser ouvida, por quem de dever, a ponto de ser entendida, em prol de nosso avanço rumo à tão buscada, merecida e necessária Equidade Social”.   
A Grande Loja também veiculou em diversos pontos da cidade de Salvador em outdoor a seguinte mensagem: “A GLEB SOLIDARIZA-SE COM O MOVIMENTO SOCIAL PACIFICO ATUAL POR UM BRASIL MELHOR”. Subscreveu ainda a Carta da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, CMSB, divulgada no dia 9 deste mês, e elaborada pelas 27 Grandes Lojas Maçônicas do Brasil, em Assembleia realizada em Campo Grande - MS, onde, entre outros pontos, exige “...imediata Reforma Política e imprescindíveis ações na área de Saúde, Educação e Segurança Públicas, e exorta a todos os maçons brasileiros para que não se omitam e participem, efetivamente, deste decisivo momento legítimo de exercício de cidadania, cumprindo sua função de verdadeiro construtor social”.
Aqui em nossa região com a posse da diretoria da Loja Maçônica Acácia do Sul, em Itajuipe, no dia 20 de julho, o PALOMAS tem as diretorias de suas 11 componentes empossadas e dispostas a um novo ciclo de encontros para discussão de temas de interesse não só da maçonaria como também das comunidades, procurando enquadrar-se nas vozes das ruas e nos apelos do Grão-Mestre.

Por Irm.•.Ubaldo Santos

Membro da Loja Romã do Progresso nº 34- Buerarema e Grande Orador da GLEB. Itabuna – Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário