Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

COMEMORAÇÃO

Loja Vigilância e Resistência comemora o seu Jubileu de Ouro




            Na noite de sexta-feira do dia 16/12, às 20h, no Centro de Convenções de Ilhéus, aconteceu a solenidade comemorativa do 50º aniversário, portanto, Jubileu de Ouro, de fundação da A.·.R.·.L.·.S.·. Vigilância e Resistência, nº 70, do Or.·. de Ilhéus, no sul da Bahia, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), R.·.E.·.A.·.A.·., e que tem como Ven.·. Mes.·. José Augusto Carvalho.

         Na festiva noite do 50º aniversário de fundação da Loja, estiveram presentes personalidades civis, militares, políticas, eclesiásticas, da comunidade maçônica da Loja (IIr.·., cunhadas e sobrinhos)  e das LLoj.·. coirmãs daquele Or.·. e de outros OOr.·. da Bahia, além da comitiva da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB).
        Na belíssima e organizada solenidade comemorativa o Ven.·. Mes.·. daquela operante Oficina Maçônica fez questão de homenagear com placa de Honra ao Mérito, o único fundador ainda vivo, o Mes.·. Maç.·. Vanderlino Correia dos Santos, que por motivo de saúde não pode está presente. 
        Dentro do capítulo homenagens, o Ven.·. Mes.·. chamou ao palco todos os ex-veneráveis que dirigiram os destinos daquela Oficina Maçônica ao longo dos seus cinquenta anos de fundação que estão vivos e presente ao evento, entregando aos mesmos certificados de mérito. E em nome dos ex-dirigentes, falou o Mes.·. Istal.·. Antônio Olímpio Rhem da Silva, que também foi prefeito de Ihéus por dois mandatos (1976 – 1982 e 1993 – 1996).  Em ato contínuo, José Augusto fez questão de parabenizar cada membro da sua diretoria e entrega-los certificados de Honra ao Mérito pelo profícuo trabalho que estão desenvolvendo em sua gestão.       
      Na oportunidade, o Ven.·. Mes.·. José Augusto Carvalho recebeu a “Medalha de Mérito 2 de Julho”, a mais alta condecoração concedida pela Grande Loja Maçônica da Bahia (GLEB) pelos seus relevantes serviços prestados a Maçonaria, enquanto a ARLS.·. Vigilância e Resistência recebeu uma placa pela passagem de seu Jubileu de Ouro. Além disso, também foi homenageada a cunhada Neide Silveira Souza, presidente do Clube da Fraternidade da Loja, entidade paramaçônica que congrega as esposas dos maçons e que presta serviços assistenciais aos mais necessitados.
      O Ven.·. Mes.·. José Augusto Carvalho encerrou os trabalhos com um belo e emocionante discurso, onde enalteceu a importância da maçonaria, dos maçons, das ordens paramaçônicas e das qualidades dos IIr.·. que compõem o quadro de sua oficina. Agradeceu a presença de todos e um agradecimento especial dedicou a sua esposa Neide Silveira, pelo apoio em todos dos seus projetos, sejam eles maçônicos ou profanos. E ao final foi servido a todos os presentes um coquetel. 

                 Um pouco de história - Tudo começou quando no dia 30 de dezembro de 1966, sete IIr.·. da Loja Maçônica Regeneração Sul baiana, federada ao Grande Oriente do Brasil, saíram para fundar uma nova Loja Maçônica, no caso,  a Vigilância e Resistência n.º 70, jurisdicionada da Grande Loja Unida da Bahia, hoje, Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, reunindo-se  no Templo provisório, na Praça José Marcelino: Adalberto Marinho de Araújo, Alberto Pinto Souza, Antônio Carlos Pitanga Brito Cunha, Benício Cansanção Accioly, Osvaldo Costa de Jesus, Oswaldo Bernardes de Souza e Vanderlito Ribeiro da Silva.
      Nas sessões subsequentes as “Colunas” foram reforçadas com outros IIr.·., co-fundadores: Adauto Barbalho Filho, Alberto Diógenes Pessoa, Ariston Cordeiro, Raymundo Nonato Vilas Boas e Wilson Fragoso Modesto.
    A sua primeira diretoria foi composta pelos sete fundadores, sendo eles: Benício Cansanção Accioly – Ven.·. Mes.·., Alberto Pinto Souza –  1º Vig.·., Vanderlito Ribeiro da Silva – 2º Vig.·., , Oswaldo Bernardes de Souza – Orad.·., Osvaldo Costa de Jesus – Sec.·.; Antônio Carlos Pitanga Brito Cunha – Tes.·. e Adalberto Marinho de Araújo – Chanc.·..
    Depois de pouco mais de uma década realizando suas sessões no “velho casarão”, da Praça José Marcelino n° 149, 1° andar, conquistaram depois de memoráveis campanhas a sede própria, o Palacete “Oswaldo Bernardes de Souza”, Templo sagrado no ano de 1977, em Sessão Magna, presidida pelo Sereníssimo Grão Mestre Joir Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário