Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PALAVRA DO GRÃO MESTRE


SER MACOM,
O QUE ISSO SIGNIFICA?

Um Maçom autorrealizado não o é, senão porque,
quando pronto para realizar o devido, a partir de si mesmo,
muito antes de renascer entre os nascidos,
primou por saber absolutamente tudo
acerca de seu centro e da periferia na qual está envolvido;
primou também por perceber que o que disser,
para ser compreendido,
deverá ser desprendido um esforço, a ponto do desmedido,
por parte de quem o ouve;
e que este, em tal processo, pode tomar postura
de um encaminhado ou de um descaminhado,
e tudo que equivalha.

Meus queridos irmãos! Permitam-me comunicar-lhes, nesta oportunidade em que comemoramos o Dia dos Maçons, algumas reflexões acerca do que implica Ser Maçom, numa abordagem, que me parece simples, mas não simplória, pois não é sem razão que a cultura maçônica nos exorta saber falar, a ponto de dizer com clara sabedoria àqueles que lhe são ditos maiores; com significativa prudência àqueles que lhe são ditos iguais; com honesta sinceridade àqueles que lhe são ditos amigos; com íntima delicadeza àqueles que lhe são ditos pequenos; e com dedicada ternura àqueles que lhe são ditos afortunados.
Isso se dá porquanto, como Líder Maior de nossa Sublime Ordem, neste tempo, devo, senão demonstrar, expressar-me, acerca do fato do quanto um maçom deve ser um conselheiro implacável; um amigo sincero; e um irmão corajosamente franco; ele que é o resultado final de mais um Obreiro do Grande Construtor Universal, Deus, que primou por dançar com o seu silêncio, a ponto de perceber e apreciar, em si mesmo, o mundo da Ciência Interior, e neste momento celebrá-lo com seus semelhantes, bem como no meio no qual se insere, como se fosse a derradeira oportunidade.
Isto porque, é dele, o Maçom, auxiliar à humanidade, por exemplo, a adorar Deus, o Grande Arquiteto do Universo, a partir de si mesmo, como se O visse, pois ainda que ela não o veja, deve saber que Ele sempre a vê. E que tal Ente, Deus, é, no mínimo, um Ser Humano no estado Edifico. O nascimento dele é o recomeço para a humanidade. E para entender a sua originalidade deve-se entender como eram as coisas antes dele que, então, vive discorrendo, como nunca, sobre o sonho da eternidade.
Pois bem, em se tratando que falar de Ser Maçom é, inclusive, buscar saber abordar isso, de forma que possa bem compreendê-lo, por conseguinte, adquirir o direito de ir adiante, enfim, de avançar, de fato, então passemos às nossas reflexões, acerca do mesmo, segundo sua relação, por exemplo, para com a VERDADE - objeto maior de nossas buscas, senão vejamos:

É a reflexão, e somente ela, que nos ajuda a ir, de fato, adiant
1 Ser Maçom é buscar saber seguir a verdade, mas a partir de si mesmo, a ponto de não mais necessitar ser seguido por Ela.
2 Ser Maçom é buscar saber doar-se à verdade, a ponto de se perceber, senão complementado, complementando-se; integrando-se; enfim, tornando-se mais do que só unido ao Todo, tornando-se comum e comungado, portanto, Um e o Mesmo com Ele.
3 Ser Maçom é buscar saber imolar-se pela verdade, a ponto de não mais sofrer, senão somente o essencialmente necessário e o racionalmente justificado, considerando o todo do inevitável processo evolutivo.
4 Ser Maçom é buscar saber viver se elevando sobre o conhecido, enfim, sobre o simbólico, a ponto de ser encontrado pela verdade que lhe é interior, portanto que liberta.
O Ser Humano é uma trindade composta
de espírito, alma e corpo físico.
Nela, é a alma que pensa, que reflete,
enquanto o corpo físico só age.
5 Ser Maçom é buscar saber contemplar a verdade, a ponto de anular todas as formas que a distorçam, a partir de si mesmo.
6 Ser Maçom é buscar saber, a partir de si mesmo, reconhecer e saber dizer, de fato, acerca da única verdade digna do nome.
7 Ser Maçom é buscar saber se deixar ser encontrado pela verdade, ponto de poder consumar, em si mesmo, o protocolo entre o Ser Humano e Deus.
Ao refletir busca-se, em si mesmo, em sua universidade,
aquilo que não se sabia ter.
8 Ser Maçom é buscar saber se deixar ser encontrado pela verdade, a ponto de não mais manter e/ou ampliar a sua ignorância.
9 Ser Maçom é buscar saber observar e verificar, em si mesmo, acerca do fato de que só se tira da verdade o que nela se investe.
10 Ser Maçom é buscar saber caminhar pelo caminho da verdade, a ponto de não mais precisar caminhar pelo caminho mais longo, mais árduo e mais difícil.
A nossa reflexão deve ser suficiente para nos impedir de causar novos danos,
a ponto de, não raro, persuadir os outros a fazerem o mesmo.
11 Ser Maçom é buscar saber acerca da verdade, principalmente de si mesmo, ainda que, para tanto, tenha que mergulhar no seu próprio abismo, sem o direito de apavorar-se; andar no seu próprio deserto, sem o direito de extenuar-se; e subir a sua própria montanha, sem o direito de intimidar-se.
12 Ser Maçom é buscar saber não só acreditar nos seres humanos que buscam a verdade, mas também ser aquele que a encontrou, em si mesmo; e se pos a celebrá-la com seus semelhantes, de forma insuspeitável.
13 Ser Maçom é buscar saber mudar de direção e sentido de vida, a ponto de volver-se para dentro de si mesmo, com o fim de encontrar, ou ser encontrado, pela verdade interior, a ponto de libertar-se e viver libertando os seus semelhantes das trevas em que possivelmente se encontrem.
Ser reflexivo é ser cada vez mais intensamente
preventivo, previdente e provedor.
14 Ser Maçom é buscar saber, a partir de si mesmo, a importância da atenção plena, percepção inabalável e vigilância constante, considerando qual seja o desiderato da evolução.
15 Ser Maçom é buscar saber ser encontrado pela verdade que liberta, a ponto de viver assumindo todos os riscos e perigos de seu viver, mas de forma voluntária, consciente e ciente; até porque, tudo vive ascendendo do relativo para o Absoluto, mas somente na medida em que adquire, cada vez mais, no mínimo, vontade, consciência e ciência d'Ele, o Absoluto.
16 Ser Maçom é buscar saber deixar-se ser encontrado por aquela verdade que deve ser descoberta por nós mesmos; e não somente por aquela verdade que nos é revelada.
Quem reflete vive entre o objeto que busca e as diversas fontes
de conhecimentos, não só conhecidas e disponíveis, mas também possíveis.
17 Ser Maçom é buscar saber ser tão grande quanto a verdade; esta que faz com que todos nós nos sintamos grandes, a ponto de, no mínimo, nos motivar a nos tornarmos e mantermos maiores do que até então somos.
18 Ser Maçom é buscar saber criar as oportunidades, para ser encontrado pela verdade que liberta; e não somente esperar para ser encontrado por Ela; até porque, a evolução, além de inegável e inevitável, é autossustentável, pois se prova se praticando; contudo, pode e deve ser abreviada pelos Seres humanos, para os devidos fins.
19 Ser Maçom é buscar saber, a partir de si mesmo, facilitar o trabalho da Lei, ou melhor, da verdade, principalmente que liberta.
Quem reflete paciente, persistente e inteligentemente,
tão logo, se torna de acordo com a Lei, tal como Ela é.
20 Ser Maçom é buscar saber ser paciente, persistente e inteligente, o bastante, no caminho da verdade que liberta, mas pelo seu próprio caminhar voluntário, consciente e ciente.
21 Ser Maçom é buscar saber ser encontrado pela verdade que nos faz descobrir, em nós mesmos, o todo do fato de que não há um lugar para onde ir, pois Deus É e Está em todas as coisas; Deus É e Está em todas as partes; enfim, Deus É e Está em absolutamente tudo; portanto, É e Está também nele, Ser Humano.
22 Ser Maçom é buscar saber doar-se à única verdade digna deste nome, para se completar.
A reflexão não é tormento, mas sim busca.
23 Ser Maçom é buscar saber doar-se à verdade que liberta, a ponto de deixar que ela faça o resto, tempo em que se mantém testemunha de tal realização.
24 Ser Maçom é buscar saber dizer sempre a verdade; até porque, Ser Humano algum merece castigo eterno; Ser Humano algum merece o abandono; enfim, Ser Humano algum merece o pior.
25 Ser Maçom é buscar saber buscar a verdade que liberta, em si mesmo, como quem busca encontrar o maior dos tesouros, pois que é o que oferece riquezas crescentes.
A reflexão, caso focada, no mínimo, nos faz tender à correção.
26 Ser Maçom é buscar saber, o bastante, sobre a verdade como um todo; bem como sempre dizê-la, mas de forma original, simples e gentil; custe o que custar.
27 Ser Maçom é buscar saber descobrir, em si mesmo, acerca da verdade que só muda e reforma o Ser Humano; também da verdade que o transforma; e ainda da verdade que é a própria liberdade; até porque, a distância é uma ilusão.
28 Ser Maçom é buscar saber, em si mesmo, verificar qual a verdade que, de fato, liberta, bem como saber encontrá-la, a partir de si mesmo, para os devidos fins.
Quem reflete tende a encontrar o Universal do que busca.
29 Ser Maçom é buscar saber afastar-se da mentira, a ponto de aproximar-se da verdade o bastante, para os devidos fins.
30 Ser Maçom é buscar saber ser genuinamente digno, mas por saber reconhecer e dizer acerca da verdade, a partir de si mesmo, a ponto de poder colocar as coisas em perspectiva, em grau cada vez mais significativo.
31 Ser Maçom é buscar saber procurar a verdade que liberta e duvidar dos que dizem tê-la encontrado, mas segundo utiliza sua paciência, persistência e inteligência para imitá-lo em tal realização, e não para elogiá-lo ou criticá-lo em sua pregação.
Quem reflete contempla o que exalta o Altíssimo.
32 Ser Maçom é buscar saber acerca da verdade que sempre vem à tona, no Ser Humano; bem como de tudo fazer para que isso ocorra o mais rápido possível, em si mesmo.
33 Ser Maçom é buscar saber, em si mesmo, acerca daquela verdade que se conserva depois que dispensamos tudo aquilo que não mais importa.
34 Ser Maçom é buscar saber buscar a verdade, que é inegável, inevitável e autossustentável, a ponto de não mais perder, por não tê-La.
A reflexão não exige, pede, espontaneamente, por isso recebe intuitivamente.
35 Ser Maçom é buscar saber reconhecer, em si mesmo, acerca do fato de que a verdade vive sempre feliz em compensar o esforço daqueles que a buscam para achá-la.
36 Ser Maçom é buscar saber viver não só aspirando, mas, também, conspirando, insuspeitavelmente, pela sensibilização de todos nós, para descobrirmos a verdade que liberta, a partir de nós mesmos; portanto, agindo como Ela para com todos os seres humanos.
37 Ser Maçom é buscar saber o que é a verdade, bem como cumprir com o seu dever para com ela, indubitavelmente.
Somente a nossa reflexão nos traz atualizados perante o sistema meritocrático.
38 Ser Maçom é buscar saber só cultuar a verdade que liberta, para os devidos fins.
39 Ser Maçom é buscar saber viver despedaçando a mentira, a ponto de, tão logo, encontrar a verdade que liberta, para os devidos fins.
40 Ser Maçom é buscar saber desejar, por sentir a necessidade de melhorar-se, a ponto de encontrar verdades que lhe despertem a potência/latência, para fazê-lo encontrar aquela indispensável condição para não mais agir como um autômato.
Quem reflete busca saber separar a verdade da mentira;
a realidade da ilusão, para os devidos fins.
41 Ser Maçom é buscar saber motivar seus semelhantes, como se desdobram as asas de todo pássaro prostrado e o impulsiona a voar.
42 Ser Maçom é buscar saber cumprir com o dever moral de viver na verdade; com a verdade e pela verdade; portanto, da verdade, pois somente ela liberta.
43 Ser Maçom é buscar saber sentir, pensar e agir como a verdade que, além de inegável e inevitável, é autossustentável, pois se prova se praticando.
Quem quiser saber como está perante a meritocracia,
então verifique o que consegue se pondo em estado de reflexão.
44 Ser Maçom é buscar saber viver não mais desapontando a verdade, inclusive e principalmente de si mesmo, pois seu desiderato é o objeto da evolução.
45 Ser Maçom é buscar saber ser, cada vez mais, capaz de reconhecer, a partir de si mesmo, a diferença que existe entre a verdade e a mentira.
46 Ser Maçom é buscar saber aprender e sentir com a verdade; principalmente com a verdade que lhe é interior; até porque, Deus - A verdade Absoluta - é está em todas as coisas, portanto, está, também, no Ser Humano.
A reflexão é um específico exame;
e quem reflete atrai a verdadeira natureza dos objetos que se examina.
47 Ser Maçom é buscar saber colocar sua vida em dia com a verdade; pois ela não trai Ser Humano algum; contudo, além de cara, só ela sabe se fazer ser reconhecida.
48 Ser Maçom é buscar saber ter a verdade como nosso interesse maior e imediato; até porque, ela é conspícua por seu objetivo.
49 Ser Maçom é buscar saber, em si mesmo, acerca do fato de que a verdade é uma opção que não pode por nós ser evitada; é uma escolha que não pode ser, por nós, feita; contudo, ela como que nos força a ir ao seu encontro.
A reflexão nos faz discernir acerca do correto e do incorreto,
para os devidos fins.
50 Ser Maçom é buscar saber viver segundo o que indica a verdade que liberta, a ponto de não mais precisar de defesa alguma, principalmente quando diante do Tribunal Celeste.
51 Ser Maçom é buscar e achar, em si mesmo, aquela verdade que nos liberta, principalmente da rede da dor, da velhice e da morte.
52 Ser Maçom é buscar saber provar, a partir de si mesmo, que tudo que fazemos tem por fim encontrar a verdade, inclusive e principalmente a que nos é interior, portanto, que liberta.
Quem reflete aprofunda-se
no Imutável até localizar-se n’Ele, mas como tal.
53 Ser Maçom é buscar saber ser não só aprendiz e companheiro, mas também mestre da verdade, inclusive e principalmente a que liberta.
54 Ser Maçom é buscar saber medir a verdade, em si mesmo, segundo a sua inteligência criadora.
55 Ser Maçom é buscar saber usar, de forma voluntária, consciente e ciente, o que indica, tanto a relatividade, quanto a absolutividade, para alcançar a verdade inteira; portanto, a verdade que liberta, bem como se libertar, a ponto de sentir o dever moral de empreender a libertar outros.
Quem melhor reflete, melhor conscientiza-se;
e quem melhor se conscientiza melhor reflete.
56 Ser Maçom é buscar saber responder à altura aos apelos da Verdade.
57 Ser Maçom é buscar saber ser, cada vez mais, inteligético e cada vez menos imagético, porquanto somente a verdade liberta; e somente a inteligência a reconhece, para os devidos fins.
58 Ser Maçom é buscar saber ser guarda fiel de sua busca à verdade, principalmente a verdade inteira; a verdade interior; portanto, a verdade que liberta.
O Ser Humano somente quando usando da reflexão
pode perceber o quanto tem de vícios e de virtudes.
59 Ser Maçom é buscar saber despertar, construir e/ou desenvolver a sua potência latente, principalmente aquela relativa a sua vontade, a sua consciência e à sua ciência, porquanto é com essas faculdades que nos iniciamos, elevamos e exaltamos, respectivamente, na senda da Iluminação; isto é, naquele estado de ser de eterno renascimento; de semear o bem; de espalhar o amor; e de perpetuar a verdade, tal como os Iluminados demonstram, segundo a sabedoria, força e beleza de seus exemplos.
60 Ser Maçom é buscar saber como não mais romper os laços para com a verdade, principalmente que liberta.
61 Ser Maçom é buscar saber, cada vez mais, de forma voluntária, consciente e ciente, buscar a verdade, a ponto de tornar-se um ser divino; isto porque, a fase humana não é a última fase da evolução do gênero humano.
Enquanto pouco inteligentes, vivemos como que subutilizando da reflexão,
portanto, mantendo e ampliando os nossos desconfortos, desencontros e desalentos.
62 Ser Maçom é buscar saber tornar e manter a verdade como sua maior ambição; seu maior objetivo; enfim, a sua primeira e última meta, até porque a evolução é inevitável e seu desiderato é a Iluminação, enfim, a libertação do gênero humano.
63 Ser Maçom é buscar saber deixar, em nós, a verdade falar dEla, mas por nós.
64 Ser Maçom é buscar saber estar sempre pronto para, de pronto, conceber a verdade inteira; portanto, buscar nos libertar, mas somente como ela o faz.
De nós, absolutamente tudo que a reflexão pode, revela.
65 Ser Maçom é buscar saber compreender, a partir de si mesmo, o quanto é, ou não, possível se conceber a verdade e absorver o seu valor significativo real, através não só dos órgãos sensoriais, mas também dos órgãos extrassensoriais. Afinal, o sutil não pode ser compreendido e absorvido, conscientemente, pelo grosseiro, porquanto, todo corpo obedece às qualidades do plano que ocupa.
66 Ser Maçom é buscar saber conduzir-se para perseguir um viver de experiências diretas, corretas e completas para com a verdade, mas aquela verdade imensurada; aquela verdade interior; portanto, aquela verdade que não só dá o senso e o impulso quanto à libertação, mas também liberta.
67 Ser Maçom é buscar saber usar o que indica, tanto a mutabilidade, quanto à Imutabilidade, para alcançar e absorver, em si mesmo, o valor significativo real das relações; portanto, a verdade que liberta, a ponto de se libertar, bem como ser e estar em condições mínimas indubitáveis de libertar outros.
Tudo que temos de ciência a nossa reflexão revela.
68 Ser Maçom é buscar saber o que é, de fato, a verdade que liberta, mas em si mesmo, para os devidos fins.
69 Ser Maçom é buscar saber, a partir de si mesmo, "o quê"; "porquê"; "onde"; "quando"; "quanto"; "como"; "com quem", "com quê" e "com quanto", a verdade liberta.
70 Ser Maçom é buscar saber como sentir, pensar e agir, a ponto de poder ser encontrado pela verdade, principalmente que liberta.
Usando da reflexão podemos avaliar o que somos,
o que possamos ser ou o que devemos ser.
71 Ser Maçom é buscar saber ter a verdade inteira como a primeira e última, enfim, a única religião, ou melhor, o único conhecimento religioso, considerando o objetivo da evolução.
72 Ser Maçom é buscar saber não só o caminho da verdade, mas pôr-se a caminhar nele, com ela e por ela, mas de forma indubitável.
73 Ser Maçom é buscar saber investigar não só o pavimento térreo, mas também o porão, bem como o sótão do edifício da verdade, inclusive e principalmente de si mesmo.
O Ser Humano, somente quanto usando da reflexão,
pode perceber que nunca foi tão beneficiado, senão usando-a.
74 Ser Maçom é buscar saber direcionar-se em busca da Verdade como a agulha de uma bússola direciona-se em busca do norte.
75 Ser Maçom é buscar saber primar por ter experiências diretas, corretas e completas para com a verdade, principalmente que liberta, sob pena de viver como que desamparado, porquanto, sem ter absorvido, em si mesmo, da vida, a sua real beleza, a sua real riqueza, bem como a sua real significação.
76 Ser Maçom é buscar saber eliminar o impossível para contatar diretamente com a verdade que liberta.
O Ser Humano tem o dever moral de empreender
em saber o que sente para sentir o que sabe;
para tanto, deve lançar mão da reflexão.
77 Ser Maçom é buscar saber reconhecer a verdade que liberta, a partir de si mesmo, e compartilhá-la com seus semelhantes, mas sem traí-la.
78 Ser Maçom é buscar saber detectar, a partir de si mesmo, diferenças significativas entre o que é ser um ignorante, um tolo e um iluminado, pois fora da esperança, caridade e fé a salvação não é ainda algo tão claro, quanto factível, como exequível.
79 Ser Maçom é buscar saber buscar e achar a verdade que lhe é interior, a ponto de sua conduta do dia-a-dia denunciar.
A reflexão revela, de nós,
muito mais do que sentimos, pensamos e fazemos.
80 Ser Maçom é buscar saber, cada vez mais, afastar-se da mentira, a ponto de perceber-se aproximando-se da verdade, para os devidos fins.
81 Ser Maçom é buscar saber ser, cada vez mais, equivalente para com a verdade inteira.
82 Ser Maçom é buscar saber achar a verdade de todas as coisas, e não só o quê, lhe é dado pensar acerca da mesma.
A reflexão revela o que sentimos; e o que sentimos, o que sabemos.
83 Ser Maçom é buscar saber se devolver à verdade, a ponto de perceber ela fazendo o resto; pois somente ela liberta, e se prova se praticando.
84 Ser Maçom é buscar saber como ser, cada vez mais, paciente, persistente e inteligente, na procura da verdade e se libertar.
85 Ser Maçom é buscar saber ser, cada vez mais, paciente, persistente e inteligente na busca da verdade que lhe é interior; desejar ardentemente encontrá-la; e imolar-se moralmente por ela.
Quem reflete exercita o seu pensar; e quem já pensa por si mesmo
demonstra o quanto já sabe refletir, portanto o quanto evoluir abreviadamente.
86 Ser Maçom é buscar saber viver libertando-se, principalmente, do medo da verdade; da culpa de contentar-se com meias verdades; bem como do apego de ser o dono da verdade.
87 Ser Maçom é buscar saber, a partir de si mesmo, contatar com o Imutável para conceber a verdade, como faz o beija-flor quando contata a flor para pegar o seu néctar.
88 Ser Maçom é buscar saber ser anfitrião genuíno da verdade, principalmente a verdade inteira, a ponto de percebê-la fazendo o resto.
Somente os reflexivos concebem os benefícios
que a reflexão, senão oferece, nos favorece receber.
89 Ser Maçom é buscar saber o que é iniciar-se, elevar-se e exaltar-se perante a verdade que liberta; portanto, aquela que deve ser imediatamente experimentada, e não aquela que é imediatamente revelada, pois a primeira transforma; e a segunda só muda ou reforma o Ser Humano; e toda mudança ou reforma é transformação adiada.
90 Ser Maçom é buscar saber pensar, inclusive, sem o pensamento, para experimentar a verdade que liberta, de forma direta, correta e completa, enfim, imutavelmente.
91 Ser Maçom é buscar saber ser encontrado pela verdade, a ponto de poder quebrar seus laços cármicos para se iluminar, a ponto de sua conduta diária denunciar.
Refletir é como bem raciocinar; e bem raciocinar é como refletir;
a busca da reflexão é, senão o novo, o que está adiante.
92 Ser Maçom é buscar saber não mais ser estranho à verdade, bem como participar do íntimo de sua beleza, riqueza e significação; de sua sabedoria, força e beleza; de sua graça, grandeza e glória; enfim, de sua imensurada alegria.
93 Ser Maçom é buscar saber não só observar, mas também testemunhar; e não só observar e testemunhar, mas também observar, testemunhar e testamentar acerca da verdade que nos é interior, enfim, única da verdade digna do nome, porquanto, que liberta.
94 Ser Maçom é buscar saber estar satisfeito, mas por não mais se satisfazer, senão com a única verdade digna do nome, pois ela, além de provar-se praticando-se, liberta, a ponto de nos demonstrarmos assim.
Quando refletindo, a alma volve-se não só às suas ideias,
sentimentos e representações, mas também ao que só nos advém intuído.
95 Ser Maçom é buscar saber, significativamente, acerca da verdade que liberta; e se entregar à mesma sem demora, sem recusa e sem ressalvas. Primeiro, porque não é possível fugir, correr e se esconder eternamente dEla. Segundo, porque Ela é inegável, inevitável e autossustentável, pois se prova se praticando. E terceiro, porque, quando nos entregamos à mesma, tão logo percebemos Ela fazendo o resto; isto é, o devido.
96 Ser Maçom é buscar saber, cada vez mais, se capturar, significativamente, a ponto de ser capaz de não mais fugir, correr e/ou se esconder da verdade, inclusive e principalmente da verdade de si mesmo.
97 Ser Maçom é buscar saber tornar-se receptivo à verdade, a ponto de Ela perceber isso e responder à altura.
Com a reflexão a alma, possivelmente, concebe as coisas,
segundo desvenda a razão em que elas se produzem.
98 Ser Maçom é buscar saber deixar que a verdade venha a si e realize aquilo que é a sua peculiaridade.
99 Ser Maçom é buscar saber ensinarmos, uns aos outros, a verdade que sentimos, sabemos e somos.
100 Ser Maçom é buscar saber ter a verdade como instrumento e não mais como arma.
Assim, parece-nos muito bom que nós, os maçons, nos tornemos,
cada vez mais reflexivos, principalmente acerca do é Ser Maçom,
pois assim como água, quando evaporada, destila-se;
o Ser Humano, quando reflexivo, purifica-se.
Aí está, meus queridos irmãos, esta nossa reflexão, que tem por fim nos auxiliar quanto à necessidade de nos tornar, cada vez, cientes de que nossa busca é a verdade, porquanto evoluímos, mas somente ela liberta. Contudo, saibamos que todos os que se dedicam a serviço dela, a verdade, geralmente são, não raro, muitíssimos criticados e sofrem, por parte daqueles que ainda não a buscam; e, quando for para o bem da humanidade, maior ainda é o seu sofrimento. Todavia, o medo de encarar ela, a verdade, não deve ser maior do que o medo de perdê-la, bem como ser omisso em relação à mesma não é uma solução plausível de problemas humanos, principalmente para nós que temos a missão de tornar a humanidade feliz, a partir de nós mesmos, em nossas individualidades.
Isto porque, somos o Templo de Deus; nossa alma é o Seu trono; o nosso espírito é o Seu cetro; e a verdade é a nossa religião. Eis porque, quem conhece a verdade vive cônscio disto; e, portanto, não critica, não acusa, não julga e não condena, contudo, pune, mas somente com o BOM EXEMPLO, pois todo exemplo educa, mas enquanto não educa, no mínimo, motiva.
Mãos à Obra, Filhos da Luz!
Desejamos discernimento, iniciativas e realizações.

Jair Tércio

Grão Mestre

DIA DO MAÇOM


terça-feira, 6 de agosto de 2013

ALTOS CORPOS

Iniciações

3ª Inspetoria Litúrgica

ABRIL – No dia 4 a Excelsa Loja de Perfeição Samuel Gomes de Araújo, Clima de Itajuípe, iniciou no GRAU 9 sete Irmãos, ou sejam: André Luiz Passos Leal, cadastro 77.221; – Fábio Pólvora Ribeiro, cadstro 77.222; – Fernando Pereira da Cunha, cadastro 77.223; José Wellington Rosa Santos, cadastro 77.224; Leandro Junquilho Cunha, cadastro 77.225; – Marcone Amaral Costa, cadastro 36.984 e Júlio de Carvalho Neto, cadastro 69.655. 

No dia 09 - a Excelsa Loja de Perfeição José de Freitas Ramos, Clima de Buerarema, fez a comunicação do Grau 10 e, logo após, em sessão no Grau 11, procedeu a iniciação ritualística dos seguintes Irmãos: ALBERTO GOMES DE ARAÚJO JÚNIOR, cadastro 75.810; ALEXANDRE SANTANA CERQUEIRA, cadastro 75.811; ANTENOR CERQUEIRA DA SILVA SOBRINHO, cadastro 75.813; ANTONIO PROFETA DE OLIVEIRA FILHO, cadastro 75.814; GUTEMBERG REIS SANTOS, cadastro 75.816; JOÃO LUIZ BARBOSA COSTA, cadastro 75.817; KHALIL AUGUSTO BOTELHO NOGUEIRA, cadastro 75.818 e MILTON BENEDITO RIBEIRO MARQUES, cadastro 75.819.    

MAIO – No dia 21 a ELP.•. Samuel Gomes de Araújo, Clima de Itajuípe, fez a comunicação do Grau 10 e iniciou ritualisticamente no Grau 11 os Irmãos: André Luiz Passos Leal, cadastro 77.221; – Fábio Pólvora Ribeiro, cadastro 77.222; – Fernando Pereira da Cunha, cadastro 77.223 e José Wellington Rosa Santos, cadastro 77.224 (sem fotos);


JUNHO – No dia 3 a Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder, Clima de Itabuna, iniciou no Grau 4 os seguintes MM.••. MM.•.:  Aleçandro Dias Gomes, Carlos Augusto Nascimento dos Anjos, José Roberto Andrade Brito, Luiggi Sabbatini; Marilúcio Dantas Ramos, Paulo César Sousa Santos, Vlademir Sérgio Menezes, Walmir Andrade do Rosário e Wenceslau Augusto dos Santos Junior (fotos)