Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ARTIGO MAÇÔNICO


OR.•. DE SALVADOR


A importância do convívio em uma Loja.


O acesso a uma loja, nos da a oportunidade de percebermos o esforço e a vontade dos irmãos para que possamos por meio da razão,disciplina e bons hábitos, inspirar o comportamento do neófito.
    O aprendiz, simbolicamente considerado como uma pedra bruta, que a medida que for assimilando os ensinamentos e vivenciando-os, tenderá ser uma pedra polida (cúbica).
Ao tempo que o iniciado vai desbastando a pedra bruta, é promovido, de aprendiz a companheiro e de companheiro a mestre, quando então atinge a plenitude dos direitos maçônicos. O objetivo maior de todo maçom, é a sua própria evolução, que, simbolicamente significa construir um templo dentro de si, sempre de forma consciente e que aquele que possui sinceridade não se limita a realizar a perfeição de si apenas, mas de outros homens e coisas. “ ... completar-se a si mesmo, mostra a sua perfeita virtude, completar os outros homens e coisas mostra o seu conhecimento” Confúncio, estas duas virtudes que correspondem a natureza, este o modo pelo qual se efetua uma união no interior e exterior, pois o homem superior é universal!
Na Idade Media, quando a educação era privilegio dos nobres, a maçonaria, que funciona como uma espécie de sindicato profissional, procurava educar os trabalhadores (artesões, pedreiros etc.) tanto profissional como socialmente.
A rígida estrutura de classe da época, constituída de reis, nobres, senhores feudais, plebe e escravos, foi abalada pelos sindicatos de pedreiros livres (os maçons). Esses construtores de catedrais, palácios, pontes etc... possuíam conhecimentos que a maioria das pessoas da época não possuía, pois a maçonaria era também uma escola, na qual se ensinava a geometria, a arte de construir, o companheirismo. A instituição vem transmitindo aos seus membros normas de conduta social baseadas nos princípios de igualdade, fraternidade e liberdade, que na realidade são os fins supremos da maçonaria.
Fies aos seus princípios, agindo sempre em busca de seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, os maçons participaram dos acontecimentos que determinaram os rumos da historia humana.
Como observamos em uma escala vertical de ascensão do micro para o macro, do individual para o coletivo, do cidadão para a sociedade.
Desde o nascimento temos interações sociais, que tem o objetivo de nos desenvolvermos enquanto ser humano, primordialmente familiares com nossos pais e irmãos co-sanguinio, numa forma de dependência dos nossos pais para sobreviver, aprendemos com os exemplos e posteriormente nos relacionamos em grupos onde sempre existiram regras de convivência.
Através dessa socialização percebemos o processo pelo qual a sociedade, comunidade, organização formal ou grupo ensina seus costumes a seus membros. Costumes esses baseado em valores expressos através da moral constituída, que orienta seu comportamento por meios de normas, oriunda de um conjunto muito complexos de tendência, ideias e sentimentos, que visam o comprometimento e reconhecimento por parte do cidadão em valores decorrentes do Bom Senso, necessário ao progresso da consciência social, tendo o objetivo de adaptar o individuo a desenvolver-se de maneira autônoma no sentido de enriquecer-se, apoiando-se sobre disposições interiores percebendo que Deus ama mas o coração puro e humilde.
A partir daí gerar regras universalmente válidas submetidas ao controle da reflexão individual e da razão, razão que ao lado de características como retidão e amor ao próximo guia o passo do maçom.
Segundo Confúncio, o homem deve tratar de utilizar a luz da razão e penetrar a natureza das coisas, deve-se fazer todo o possível para conseguir uma cultura pessoal, melhorar sua família e o circulo de suas amizades, tornando-se assim parte ativa na construção de uma ordem universal. Como referencia patriarcal estar sempre atento a regras de comportamento do filho com relação aos pais, da mulher com relação ao marido, do irmão mais novo com relação ao irmão mais velho, preparando os mesmos para uma individualização no sentido de diferenciação em atitudes altruístas, de caráter impar e aprofundamento intimo da organização do Eu.
O processo de individualização é ainda favorecido pelo aumento de mobilidade social, especialmente pela mobilidade vertical que possibilita a uma pessoa ascender na escala social como individuo e não apenas como membro de um grupo.
Essa evidencia social seja ela familiar, escolar ou em grupos de trabalho ou lazer, temos a oportunidade de sermos influenciado e influenciar pois a integração grupal com atitudes permanentes tendem a formar hábitos.Que nos maçons adquirimos em loja e levamos para nossa vida em família e em sociedade.


Ir.•. Lucas Cerqueira Junior.

A.•. R.•. L.•.S.•. Castro Alves, nº1. 704.

Referencia Bibliográficas:


- Biblioteca do pensamento vivo.                 - O que você precisa saber sobre Maçonaria.
  Confúncio/São Paulo                                    Mansur, Ellias
  Martins.                                                       Universo dos livros.

-  Enciclopédia Autodidática Quillet.           - Sociologia sistemática
   TomoI.                                                      Manhaiem, Karl
   Cordex.                                                     Pioneira.

-  Filosofando (introdução a filosofia)         - Sociologia
    Aranha, Maria                                          Charon, Joel
    Martins, Maria                                         Saraiva.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CONGRESSO MAÇÔNICO

XXVIII CONGRESSO MAÇÔNICO DA BAHIA/G.•.O.•.E.•.B.•. JUAZEIRO DA BAHIA

O G.•.O.•.E.•.B.•. - Grande Oriente Estadual da Bahia, estará realizando de 01 a 04 de novembro no Or.•. de Juazeiro, Bahia, o XXVIII – CONGRESSO MAÇÔNICO DA BAHIA/G.•.O.•.E.•.B.•.

REUNIÃO DO PALOMAS

No próximo dia 28 de outubro de 2012, no Or.•. de Coaraci, acontecerá a reunião do Pacto das Lojas Maçônicas do Sul da Bahia (PALOMAS).
Compõem o PALOMAS as Lojas Areópago Itabunense do Or.•. Itabuna, Acácia do Sul do Or.•. de Itajuipe, Filhos da Acácia Or.•.  Coaraci, Força e União de Itororó do Or.•. de Itororó; Mahachoan do Or.•. de Camacan; Obreiros do Areópago do Or.•. de Ibicaraí; Obreiros da Regeneração do Or.•.Uruçuca; Romã do Progresso do Or.•. de Buerarema e União; Caridade Or.•.de Canavieiras; Vigilância e Resistência do Or.•. de Ilhéus e Acácia Grapíuna do Or.•. de Itabuna   – que são ligadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB).

domingo, 9 de setembro de 2012

A Maçonaria Itabunense participa do desfile do7 de Setembro



      Em Itabuna, a Maçonaria como suas três Lojas 28 de Julho filiada ao Grande Oriente da Bahia/Brasil (GOEB) e Acácia Grapiúna e Areópago Itabunense ambas filiadas a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), bem como a Ordem Demolay e as Filhas de Jó participaram do desfile de 7 de Setembro, mantendo o ideal de civismo inerente a Ordem e a todo maçom. 
A novidade deste ano foi o abraço simbólico dos membros das três Lojas à Câmara de Vereadores da cidade logo após o desfile.
      Os veneráveis mestres das três instituições fizeram questão de dizer que o ato foi uma forma de atender os anseios da sociedade, em virtude da maioria dos vereadores estarem sendo acusados de atos de corrupção e que o abraço simbólico não tem nenhuma conotação política partidária e sim visa preservar a instituição câmara.

PALAVRA DO GRÃO MESTRE: GOBA


Meus Caros Leitores de "O COMPASSO",

A primeira edição desse periódico foi muito bem recebida pelos Irmãos que compõem as Lojas do GOBA - Grande Oriente da Bahia. Por isso, parabenizo, mais uma vez, o Irmão Vercil Rodrigues (e equipe) pela iniciativa.
Nesta segunda edição, falaremos sobre "O DIA DO MAÇOM". Não apenas das justas comemorações pelo nosso dia. Mas, sobretudo, em tom de chamamento ao trabalho em prol de um melhor futuro para a nossa nação.
Detalhes históricos à parte, até porque essa parte da história da nossa Ordem (e por conseguinte, do nosso País) já foi muito comentada. Diversos Irmãos, com muito mais competência que eu, já contaram (e alguns até já corrigiram um equívoco de data) o que ocorreu no dia 20 de agosto de 1822 e, como consequência, como se deu a decisão do Brasil romper em definitivo os laços com Portugal.
O fato é que, devido àquela histórica Sessão do Grande Oriente Brasílico (hoje GOB), o dia 20 de agosto passou a ser considerado Dia do Maçom.
É certo que hoje, passados muitos anos desde 1822, a Maçonaria Brasileira tem muito que comemorar. Afinal, nossa Sublime Instituição possui uma relativa capilaridade de Lojas em todo o território brasileiro, dentro das TRÊS OBEDIÊNCIAS REGULARES (GOB - CMSB - COMAB), onde se realizaram e se realizam muitas ações que beneficiam, sobretudo, as pessoas mais desassistidas pelo poder público.
Por essa razão, o GRANDE ORIENTE DA BAHIA deseja parabenizar a cada um dos nossos Irmãos por fazer parte dessa grande família!
Mas, acredito, essa data de 20 de agosto também deve suscitar, entre nós, momentos de reflexão.
É certo que nossa Ordem muito fez nos momentos históricos que já conhecemos. Também é certo que muitas Lojas continuam trabalhando nesse mister. Mas, também, sabemos que o nosso País ainda continua prescindindo da nossa contribuição. 
Nossa "Democracia" ainda não é plena, se considerarmos que os direitos não estão ao alcance de todos. Ou, pelo menos, os excluídos sociais não conseguem acessar coisas básicas que deveriam estar ao seu alcance. Principalmente por desconhecerem esses direitos.
A baixa qualidade do ensino, em nosso País, é um fator preponderante na construção da enorme massa de excluídos. Os decepcionantes resultados do IDEB, recentemente divulgados pelo governo, atestam isso.
A corrupção é outro grande mal que atormenta nossa sociedade, ao impedir que investimentos essenciais sejam aplicados em infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Ao invés dos recursos chegarem ao correto destino, são desviados, descaradamente, por algumas Autoridades.
E, ainda pior, existe uma sensação de impunidade. A punição existe, é certo. Mas, demora tanto que a sociedade não percebe quando ela chega.
Some-se a tudo isso uma série de inversões de valores que foram sendo institucionalizados em nossa sociedade. 
Foi-se o tempo em que ÉTICA era algo que definia um homem de caráter inabalável. Hoje existe o "direito constitucional" de permanecer calado, mesmo diante de todas as provas e evidências condenatórias, para que não contribua com a produção de provas contra si próprios. Isso até pode ser legal. Mas é IMORAL.
Criaram COTAS para isso e para aquilo. As minorias agora têm mais direitos do que as maiorias. O RACISMO virou instituição. A homofobia também.
Enquanto um TRABALHADOR brasileiro é remunerado com um salário mínimo de R$ 622,00, do qual precisa tirar o sustento da sua família (e ainda pagar impostos), um BANDIDO recebe um auxílio reclusão de R$ 915,05. Lembrar que, na cadeia, ele já recebe alimentação, muitas vezes de melhor qualidade do que aquela que o trabalhador consegue comprar, atendimento médico e dentário, entre outros benefícios, sem nenhum desconto do auxílio reclusão.
Como diria o poeta: "Pare o mundo que eu quero descer"!
Entretanto, nem tudo está perdido. Muitos movimentos sociais e de classes já estão clamando por mudanças. E algumas mudanças, ainda tímidas, já estão acontecendo.
Nós, Maçons, podemos contribuir com essa nova ordem. Podemos influenciar àqueles que nos cercam. Afinal, somos formadores de opinião. Por isso, e para isso, recebemos a "iluminação".
A sociedade dispõe de uma ferramenta espetacular, para mudar esse estado de coisas. Mas, devido à pouca capacidade crítica, não consegue usá-la adequadamente. Estou falando do voto. Então, vamos ajudar ao nosso povo a melhor escolher os novos governantes.
O Grande Oriente da Bahia desenvolveu uma campanha de esclarecimento ao eleitor brasileiro, intitulada de "VOTAR CERTO, É NÃO VOTAR EM FICHA SUJA". Essa campanha terminou sendo adotada por todos os Grandes Orientes que compõem a CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB.
A Campanha consiste na distribuição de material publicitário (folders, outdoors, publicações em jornais/revistas, camisetas, etc.) orientando o eleitor a, antes de escolher um candidato, fazer comparativos com algumas referências sugeridas pela Campanha. Nesta edição de "O Compasso", pode ser visto a publicação de uma dessas peças. Também no PORTAL DO GOBA (www.goba.org.br), podem ser encontradas mais informações a respeito.
Num segundo momento, as redes sociais começam a ser inundados por nossos chamamentos com o mesmo objetivo do material publicitário, onde cada internauta, maçom ou não maçom, possa se tornar um elemento irradiador dessa ideia.
Assim, conclamamos a todos os Irmãos, das TRÊS OBEDIÊNCIAS, a nos unirmos nesse desiderato de orientar os eleitores que estão ao nosso redor,  para que o futuro do nosso país possa ser diferente.
Esperando, modestamente, ter contribuído, despeço-me,

Fraternalmente,

Gilberto Lima da Silva
Soberano Grão Mestre – GOBA Grande Oriente da Bahia - integrante da COMAB (Confederação Maçônica do Brasil)

ORIENTE DE CAMACÂ - Oriente de Camacã funda Capítulo Demolay

É com imensa alegria que informamos a Fundação do Capítulo Cavaleiro Mestra Nada, patrocinada pela A.•. R.•. L.•. S.•.  Loja Mahachoan, nº 79, filiada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), do Or.•.   de Camacã.
É mais um Capítulo para abrilhantar a Região Sul e fortalecer a Ordem Demolay. 
O Capítulo Demolay tem os seguintes IIr.•. compondo o Conselho Consultivo: Presidente do Conselho Consultivo: Ir.•. Khalil Augusto Botelho Nogueira; Consultor do Capitulo: Ir.•. Antonio Profeta de Oliveira Filho e Consultor: Ir.•. Frederico Manoel Borges de Barros.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Entrevista com Jair Tércio Cunha Costa Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB)

O entrevistado dessa edição do jornal O Compasso é Jair Tércio Cunha Costa, que no dia 22/05/2012 assumiu como Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB).
O engenheiro e educador Jair Tércio Cunha Costa começou sua vida maçônica no ano de 2001, sendo iniciado na Loja Maçônica Templo de Ísis – nº 42, Oriente Salvador-BA, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia – GLEB; nesta loja assumiu o cargo de Arquiteto; exerceu o cargo de Grande Secretário de Relações Interiores da GLEB; foi Presidente da Loja de Perfeição Irineu Nascimento da Oitava Inspetoria do Estado da Bahia; fundou a Loja Maçônica Cavaleiros da Luz, onde assumiu o cargo de Venerável Mestre; fundou o Capítulo Luz do Ocidente, primeiro capítulo da Ordem da Estrela do Oriente implantado na Bahia; fundou a Loja Schebna, no bairro de São Caetano; fundou a Loja de Manoel Lopes, no bairro de Paripe; atualmente também é digno Diretor do Capítulo Luz do Ocidente; Membro Honorário do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil; Obreiro Demolay da Loja Liberdade – Nº 01 – Oriente Salvador-BA; Membro da Academia Maçônica de Letras da Bahia; Membro da Academia Maçônica Internacional de Letras – AMIL, com diploma de Comenda Cultural Maçônica, e antes de torna-se Grão-Mestre, exerceu o cargo de Grande 2º Vigilante da GLEB.

O Compasso – Sereníssimo, pelo que sabemos, a GLEB mantém estreito relacionamento com diversas potências maçônicas europeias regulares, mais ainda não como a Grande Loja da Inglaterra. Há interesses da GLEB em formalizar esse relacionamento?

Jair Tércio -
Uma Potência Maçônica, inclusive, como a GLEB, só pode considerar-se como tal quando é, concomitantemente, uma Potência Regular, porquanto, construída seguindo o protocolo exigido, quando tiver reconhecimento de outras Potências Regulares e de Reconhecimento; bem como quando têm a mesma Carta de Princípios e tenham como Lei Maior a Constituição de Anderson.
Quanto ao reconhecimento por parte da Grande Loja Unida da Inglaterra, sem dúvida toda e quaisquer Potência Maçônica deseja ser reconhecida pela mesma, pois trata-se da consideração da Loja Maior do Mundo Maçônico. No que tange o nosso desejo de ser por Ela reconhecida, temos feito tudo que é possível, conhecido e disponível, no que respeita o protocolo que é exigido; coisa que intensificamos a partir do Grão Mestrado anterior a este, na liderança do, então, Sereníssimo Itamar Assis Santos.

O Compasso – Quais as Grandes Lojas da Europa cujas Lojas subordinadas poderão ser visitadas por Maçons da GLEB?

Jair Tércio -
Potências internacionais com tratado de mútuo reconhecimento com a GLEB United Gran Lodge of Germany – Alemanha; Grand Lodge of Tasmania – Tasmânia – Austrália; Grand Lodge of Victoria – Victoria – Austrália; The Grand Lodge of Alberta – Alberta – Canadá; Grand Lodge of New Brunswick - New Brunswick – Canadá; Grand Lodge of Prince Edward Island – Ilha Prince Edward – Canadá; Grand Lodge of Manitoba – Manitoba – Canadá; Grand Lodge British Colombia – British Colombia – Canadá; Grand Lodge Nova Scotia – Nova Escócia – Canadá; Gran Logia de Colombia – Colômbia; Gran Logia de Los Andes – Colômbia; Gran Logia Nacional de Colombia – Colômbia; Gran Logia Occidental de Colombia – Colômbia; Gran Logia Oriental de Colombia – Colombia; Gran Logia de Costa Rica – Costa Rica; Gran Logia de Cuba – Cuba; Grand Lodge of Japan – Japão; Gran Logia  de Los Del Ecuador – Equador; Grand Lodge of Spain – Espanha; Grand Lodge of Alaska – Alaska – EUA; Grand Lodgia Arizona – Arizona – EUA; Grand Lodge Arkansas – Arkansas – EUA; Grand Lodge California – Califórnia – EUA; Grand Lodge Colorado – Colorado – EUA; Grand Lodge Connecticut – Connecticut – EUA; Grand Lodge Delaware – Delaware – EUA; Grand Lodge District of Columbia – Columbia – EUA; Grand Lodge Florida – Flórida – EUA; Grand Lodge Georgia – Georgia – EUA; Grand Lodge of Maryland – Maryland – EUA; Grand Lodge North Carolina – Carolina do Norte – EUA; Grand Lodge Idaho – Idaho – EUA; Grand Lodge Iowa – Iowa – EUA; Grand Lodge Indiana – Indiana – EUA; Grand Lodge Kansas – Kansas – EUA; Grand Lodge Kentucky – Kentucky – EUA; Grand Lodge Massachusetts – Massachussetts – EUA; Grand Lodge Michigan – Michigan – EUA; Grand Lodge Missouri – Missouri – EUA; Grand Lodge Montana – Montana – EUA; Grand Lodge Nebraska – Nebraska – EUA; Grand Lodge Nevada – Nevada – EUA; Grand Lodge New Jersey – Nova Jersey – EUA; Grand Lodge New Mexico – Novo México – EUA; Grand Lodge New York – Nova York – EUA.

O Compasso – Além dessas tem mais algumas que poderão ser visitadas?

Jair Tércio -
Sim. A Grand Lodge South Dakota – Dakota do Sul – EUA; Grand Lodge Tennessee – Tennessee – EUA; Grand Lodge of Queensland – Queensland – EUA;Grand Lodge Vermont – Vermont – EUA;Grand Lodge of Virginia – Virginia – EUA;Grand Lodge of West Virginia – Virginia do Oeste – EUA; Grand Lodge Wisconsin – Wisconsin – EUA; Grand Lodge Wyoming – Wyoming – EUA; Gran Lodge Finland – Finlândia; Gran Logia de Guatemala – Guatemala; Grand East Of the Netherlands – Holanda; Grand Logia Honduras – Honduras; Grand  Orient of Italy – Itália; Gran Logia "Benito Juarez" – Benito Juarez – México; Gran Logia "Cosmos" Del Est de Chihuahua – Chihuahua – México; Gran Logia del Estado "Baja California" – Baixa Califórnia – México; Gran Logia Del Estado de Chiapas – Chiapas – México; Gran Logia de Del Pacifico – México; Gran Logia Del Est. de Nuevo Leon Mexico – México; Gran Logia del Est. Soberana "El Potosi" – El Potosi – México; Gran Logia "Unida Mexicana" – México; Gran Logia Valle de México – México; York Grand Lodge of Mexico – México; Grand Lodge New Zealand – Nova Zelândia; Gran Logia de Nicaragua – Nicarágua; Grand Lodge of Panama – Panamá; Grand Logia Simbolica Del Paraguay – Paraguai; Grand Lodge Of Peru – Peru; Gran Logia de la Republica Dominicana – República Dominicana; National Grand Lodge of Romania – Romênia; Grand Lodge of Sweden – Suécia; Grand Lodge Alpina of Switzerland – Suíça; Gran Lodgia of Turkey – Turquia; Grand Lodge de Moldavie – Moldávia; Grand Lodge of Cyprus – Cyprus; Grand Lodge of Bulgaria – Bulgaria e Grand Lodge of Serbia - Sérvia

O Compasso – Sabemos que cada Grande Loja do Brasil tem, cada qual, sua própria ritualística. Há possibilidade de seus rituais serem uniformizados?

Jair Tércio -
Em absoluto. Todas as Grandes Lojas do Brasil laboraram em seus templos com o REAA, ainda que com algumas adaptações, considerando a realidade de cada região, todavia, sem perder a essência do Rito. No que respeita ao processo de uniformização dos trabalhos, sempre existiu o desejo de fazê-la, por parte de todas as Grandes Lojas. Isso já foi feito em todo o Brasil, contudo, por região, tempo em que buscou-se retornar ao Ritual Original, concebido em 1928. A proposta é um dia conseguirmos reunificar nossas praticas ritualísticas em todo o Brasil.

O Compasso – Vossa Serenidade pretende continuar com a atual política de interiorização da GLEB, promovendo a realização de Assembléias de solstício e de equinócio no interior?

Jair Tércio -
A maçonaria considerando seus desígnios, nos ensina a estreitar os laços de Fraternidade que nos une como verdadeiros Irmãos; e neste sentido a GLEB aproveita, em tais reuniões/assembleias, para intensificar tal procedimento. Sim, a GLEB continuará promovendo a realização de Assembleias Ordinárias por todo interior do Estado. A próxima, por exemplo, que é Equinócio de Primavera, em setembro, realizar-se-á no Oriente de Teixeira de Freitas.

 O Compasso – Quanto à transferência da sede da GLEB, da Rua Carlos Gomes para outro local, V. Serenidade tem alguma previsão?

Jair Tércio -
O Processo de construção da nova sede própria já é de conhecimento geral entre os maçons glebianos, pois isso já foi socializado entre todas as nossas Oficinas. Contudo, a área na qual é destinada para tal empreendimento está sob análise técnica por parte nossos arquitetos e engenheiros, para verificar-se a viabilidade de tal construção, em tal local e circunstâncias. A previsão de tal empreitada, isto é, a de tal análise técnica, deve findar-se antes do término deste ano.

O Compasso – Cobra-se muito uma “Maçonaria Viva”, ou seja, uma Maçonaria mais envolvida com os problemas sociais. Existe alguma proposta da GLEB nesse sentido?

Jair Tércio -
As criaturas que cobram uma “Maçonaria Viva”, uma Maçonaria mais ativa, socialmente falando, o fazem porque viram ou foram informados das nossas realizações quando eramos um povo colonizado, ainda vivendo sob a égide da escravatura. Daí à necessidade de se lutar, e foi o que fizemos, para libertar os escravos, bem como libertar o nosso país do julgo português etc. Hoje lutamos contra a corrupção; a falta de educação, falta de ética na vida pública por parte dos políticos; coisas que não tem a repercussão como na época da colonização. Mas temos trabalhado e muito no campo social. Atualmente este Grão-Mestrado convidou toda a sociedade civil e empreendeu para ajudar o governo no que respeita a seca que assola nosso semiárido baiano; são 256 municípios em estado de emergência; são 3,5 milhões de pessoas em estado de pobreza, passando fome, e nós glebianos junto com a sociedade civil estamos arrecadando alimentos para tais criaturas. Claro, sem tanto alarde.
Basta acessar o site: www.secabahia.com.br, enviando a fome tem pressa. E vem mais empreitada por ai.

HOMENAGEM - Pedro Jatobá é agraciado com o título Garante de Amizade

Pedro Jatobá Venerável Mestre da Acácia Grapiúna 
recebe título Garante de Amizade
Cleber Moreira e Pedro Jatobá

O título de Garante de Amizade visa integrar duas Lojas ou duas Potências Maçônicas.  Esta expressão é própria da Maçonaria nos países Sulamericanos. Nos demais o título é denominado GRANDE REPRESENTANTE.
Como hoje em dia a Paz é a tônica nas Lojas Maçônicas, a função precípua do Garante de Amizade é promover um perfeito entrosamento entre as Lojas ou Potências, e estreitar os laços de fraternidade entre seus obreiros, fazendo prevalecer a verdadeira amizade entre todos, posto que, se no mundo profano há hostilidade e discórdia, em nosso meio deve imperar paz e concórdia.
            O escolhido deve ser um Irmão que seja um entusiasta dos assuntos maçônicos; que  tenha disponibilidade para freqüentar reuniões além daquelas de sua Loja; que seja um líder em sua Loja Mãe, da qual conte com a unanimidade para sua acolha como Garante de Amizade.
A titulação só é válida se todos os envolvidos compreenderem a seriedade do ato, que é mais uma MISSÃO do que uma PREMIAÇÃO.
A representação do título de Garante de Amizade, é feita na pessoa de um Mestre-Maçom, preferencialmente instalado, cujas qualidades pessoais e maçônicas, junto ao seu total entrosamento com as teses defendidas pela Loja representada, seja merecedor da indispensável confiança para assumir o cargo. A ele caberá a promoção da união entre duas Lojas ou duas potências maçônicas, e o estreitamento dos laços de fraternidade entre os Irmãos.
A A.•.R.•.L.•.S.•. Areópago Itabunense, ao escolher, por iniciativa de seu Ven.•.  M.•.  Cléber Moreira Lima e pela unanimidade dos seus obreiros presentes a esta sessão, seu M.•. M.•.  ativo e regular, Mestre Instalado Pedro Luciano de Araújo Jatobá (fotos) como seu GARANTE DE AMIZADE junto à A.•.R.•.L.•.S.•. Acácia Grapiúna nº 95, o fez porque ele reúne todas as qualidades inerentes ao cargo; pelo trabalho que ele vem desenvolvendo frente àquela Augusta Loja, da qual é seu atual Venerável; pelos esforços desenvolvidos, em conjunto com nossa Loja, em todos os momentos em que se tornou necessária nossa união para a defesa e atendimento aos importantes assuntos do interesse, tanto da ordem maçônica como de nossa comunidade; porque tem-se sempre unido a nós quando nos comprometemos a levar nosso auxílio a necessitados de outros orientes, a exemplo da meritória campanha em benefício dos flagelados das inundações ocorridas, recentemente, em Alagoas e Sergipe, em que o Ir.•.  Pedro Jatobá foi um grande baluarte.
Parabéns para nossa Loja pela escolha e muito sucesso, nosso Ir.•.  Pedro Jatobá, no desempenho de mais esta honrosa missão maçônica.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

AÇÃO MAÇÔNICA - MAÇONARIA DE FEIRA DE SANTANA LANÇA CAMPANHA CONTRA A PROSTITUIÇÃO INFANTIL

Grão-Mestres do GOB - GLEB - GOBA durante o lançamento da Campanha. À esquerda, o Prefeito de Feira.

Unir forças e reforçar as ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Esta é a proposta da campanha lançada nesta quinta-feira (31/07/2012) pelo Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Feira de Santana. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso).
Com o tema “Maçonaria contra a prostituição infantil - respeite nossas meninas”, a campanha visa levantar recursos através da venda de camisas que serão direcionados a instituições de amparo a vítimas desta prática, considerada crime. Serão disponibilizadas 10 mil camisas e a sociedade será convocada a participar ativamente da ação denunciando casos de exploração sexual através do número Disque 100.
A ação, como explica o coordenador da campanha, Alfredo Marques Moreira de Oliveira (ex-Grão Mestre do GOBA), foi motivada a partir de levantamentos que apontam Feira de Santana como região propícia à prática deste crime devido à sua localização geográfica. Ele destacou a necessidade de participação de toda sociedade para proteção de crianças.
“A prostituição infantil é um problema social que agride e atinge todas as famílias. Como a Maçonaria é defensora da família devemos ter algo a oferecer em contrapartida à sociedade. Feira de Santana tem uma localização privilegiada, mas este fator infelizmente tem contribuído negativamente para surgimento desse tipo de crime contra nossas crianças, nossas famílias”, declarou Alfredo Marcus.
Durante solenidade de lançamento da campanha, o prefeito municipal de Feira de Santana, Dr. Tarcízio Pimenta, parabenizou a Maçonaria pela iniciativa. Ele falou sobre a necessidade de engajamento de todos os cidadãos nessa causa e destacou o trabalho realizado pela mídia, em nível nacional, denunciando casos de abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
“O Município vai estar de mãos dadas com a Maçonaria e toda sociedade nesta luta, vestindo esta camisa e conclamando as famílias a fazerem parte desta batalha. Feira de Santana, com mais esta campanha, sai na frente dando importante passo no combate à prostituição infantil”, destacou o Prefeito. A Campanha da Maçonaria também conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sub Sessão Feira de Santana, Juizado da Infância e Juventude e Ministério Público do Estado da Bahia.
Sensíveis à iniciativa das Lojas Maçônicas de Feira de Santana, os três Grão-Mestres das Obediências Regulares da Bahia (GOB, GLEB e GOBA), prestigiaram a solenidade de lançamento da Campanha.
O Eminente Irmão Silvio da Silva Cardim falou, em nome dos Grão-Mestres, sobre a importância da Maçonaria promover e apoiar ações que promovam a família.
Além de Sílvio Cardim (GOB-GOEB), o Sereníssimo Irmão Jair Tercio (GLEB) e o Soberano Irmão Gilberto Lima da Silva (GOBA) hipotecaram apoio à Campanha, inclusive com a doação de camisas.

EDITORIAL

Meus IIr.•.

    É com imenso prazer que trazemos até vocês a segunda edição do O COMPASSO, o 1º jornal maçônico do Norte-Nordeste.
    Queremos manifestar o nosso contentamento pelo apoio, carinho e críticas que recebemos no lançamento da primeira edição.
    Aproveitamos também para agradecer a todos os IIr.•. leitores, articulistas e especialmente aos nossos IIr.•. parceiros comerciais que acreditaram desde o primeiro momento no Projeto O Compasso, O jornal do Maçom da Bahia, e, tornam com sua publicidade, a viabilidade desse instrumento de comunicação maçônico.
Outrossim, comunicamos que, a partir desta edição o Jornal O Compasso passa a ter impressos em suas capas o ISSN e o Código de Barras. O ISSN (International Standard Serial Number) que é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas. As publicações que têm ISSN fazem parte dos registros de publicações mantido pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris.
Além disso, O Compasso foi aceito com louvor como Membro da Associação Brasileira de Imprensa Maçônica (ABIM) sob o Registro nº 079-J, entidade que congrega no Brasil todos os veículos de comunicação maçônica, fato esse que nos deixa muito honrado.
Reinteramos o nosso desejo de  que os IIr.•. maçônicos encontrem nas páginas do nosso jornal, motivos de orgulho e força para que  juntos possamos continuar nossa árdua missão de “erguemos templos à virtude, cavando masmorras ao vício”, respeitando crenças religiosas, convicções políticas e demais princípios individuais ou coletivos.
Nesta edição, abordaremos os mais diversos temas sobre Maçonaria, como: Dicionário Maçônico, Solenidades & Eventos, Espaço Cultural, Entrevista, Academia de Letras Maçônicas, Ordem Demolay, Iniciações, Estante Maçônica, Palavra do Grão-Mestre: GLEB/ Jair Tércio Cunha Costa e GOBA: Gilberto Lima da Silva, Trabalhos Maçônicos, Destaque Maçônico: Antônio da Silva Costa, Tempo de Estudos, dentre outros.
Além disso, colocamos à disposição dos IIr.•. de todos orientes, de todas as potências e Lojas maçônicas de nosso Estado via www.jornalocompasso.blogspot.com.br todo o conteúdo do jornal impresso, bem oferecemos novas notícias de cunho maçônico a cada semana.
Esperamos com tudo isso contribuir com o crescimento da Maçonaria na Bahia e, aproveitamos mais uma vez para solicitar que os IIr.•. continuem colaborando com envio de sugestões, criticas e postando seus artigos, crônicas, matérias, agendas, enfim tudo que envolva a Ordem Maçônica em nosso Estado.
Que o G.•. A.•. D.•. U.•. cubra com suas bênçãos os gloriosos IIr.•.

Boa leitura a todos os IIr .•.
e até a próxima edição



Ir.•.  Vercil Rodrigues, Editor
jornalocompasso@gmail.com
vercil@jornaldireitos.com.br

REFLEXÃO MAÇÔNICA


20 de Agosto, Dia do Maçom Brasileiro


    A despeito de agosto ser considerado por alguns como o mês do “desgosto”, por conta de algumas desgraças terem acontecidos ao longo da história nesse período, dois acontecimentos marcam esse mês: o 11 Dia do Advogado e o 20 Dia do Maçom.
    E por ser um editor de um jornal maçônico, não poderia me furtar de tecer, ainda que breve, considerações sobre o 20 de Agosto: Dia do Maçom, nesta edição especial de O Compasso – periódico que se propõe a ser o instrumento de comunicação da irmandade maçônica baiana -, que é inteiramente dedicada a esta secular instituição filosófica.
        Desde os primórdios dos tempos, os seres humanos criaram os "dias de homenagem"  para aquelas coisas que fossem muito importantes para o grupo social ou comunidades da qual estavam inseridos.
    Do remoto passado, guardamos os vestígios, que nada mais são do que lembranças nem sempre claras do sentido original e primitivo da homenagem. Por exemplo, nos solstícios e nos equinócios, cultos agrários à natureza, ao sol e a vida, o Cristianismo foi buscar as festas Juninas. E o Natal, simbolizando o dia do nascimento de Cristo.
A sociedade moderna “dita civilizada” tem ampliado o número dos “dias de homenagem”. E ao longo dos 365 ou 366 (quando bissexto) dias do ano, temos homenagens como dia dos pais, das mães, das avós, da sogra, de santos padroeiros, de determinada profissão, datas nacionais, municipais, estaduais, as pessoas vivas, mortas...
Nessa leva de homenagens, a maioria justa e algumas desprovidas de significado sócio-histórico, é que surge o Dia do Maçom do Brasil (ou brasileiro). Diz-nos a história que em setembro de 1918, o Irmão Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propôs ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.
 E cada Loja que fizesse uma reunião no dia que bem entendesse, essa data poderia ser considerada “Dia do Maçom”. Mas posteriormente foi escolhido o dia de 20 de agosto, sendo aceita e comemorada por todos os maçons das diversas potências e Lojas do Brasil.
A explicação que os estudiosos da temática maçônica nos trazem para a escolha do dia 20 de agosto, baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde o Ir∴ Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a “Independência do Brasil” (ou para sermos politicamente correto, “Separação do Brasil de Portugal”), cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.
Na realidade, os estudiosos referem-se um a erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro.
Portanto, "... No dia 20 de Agosto, em sessão do Grande Oriente, com Ledo na presidência, D. Pedro era aclamado Imperador do Brasil, tendo sido, essa sessão, a Verdadeira ‘Proclamação da Independência’, feita pela Maçonaria Brasileira, doa a quem doer..." (José Castellani, em "Os Maçons que fizeram a História do Brasil").
    “... Ninguém ignora que a Independência nacional proclamada entre as quatro paredes dos templos maçônicos” (Adetino de Figueiredo Lima, em “Nos Bastidores do Mistério”).
O dia 20 de agosto, portanto, considerado como Dia do Maçom do Brasil, traz um simbolismo fenomenal, porque a sua escolha marca um momento histórico de fundamental importância para o povo brasileiro, a Separação do Brasil do jugo português.
Parabenizamos todos os IIR∴ Maçônicos espalhados pelo país afora em suas diversas potências e orientes e que esse DIA DO MAÇOM, seja um dia de reflexão ativa, um dia de repensar para agir, sobre o que realmente estamos fazendo em prol de nossa Ordem e como poderemos a partir de hoje, contribuir para a sua melhoria.


Por Ir.•. Vercil Rodrigues

Editor-fundador do jornal e site Maçônico “O Compasso” e Membro da A.•. R.•.  L.•. S.•. Areópago Itabunense.