Páginas

Dicas de Direito Previdenciário

Dicas de Direito Previdenciário

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

VR - Advocacia & Consultoria Jurídica

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ENTREVISTA

O entrevistado escolhido para a edição de estreia do jornal O Compasso é Pedro Luciano Araújo Jatobá, Venerável Mestre da Acácia Grapiúna.
Pedro Luciano Araújo Jatobá é Mestre Maçom, 11º, Membro da A . ‘ .  R . ‘ .  L . ‘ .  S. ‘ .    Areópago Itabunense, foi 1º Vigilante e é o atual Venerável Mestre da A . ‘ .  R . ‘ .  L . ‘ .  S. ‘ .   Acácia Grapiúna nº 95, filiada a Grande Loja do Estado da Bahia (GLEB), ele falará entre outras coisas, sobre a criação e administração da 3ª Loja Maçônica a ser criada em Itabuna.

O Compasso - Estivemos, em 14/10/2010, na solenidade de lançamento da pedra fundamental do templo da Loja Maçônica Acácia Grapiúna. Venerável, já teve início a construção do referido Templo?

Pedro Luciano Araújo Jatobá - Sim, já teve início.  O templo está sendo edificado no Km 2,5 da BR 415, lado direito do trecho Itabuna- Ibicaraí.  Sua planta, com esboço do Irmão José de Carvalho Peixoto, Engenheiro Civil, serviu para o projeto arquitetônico a cargo do Arquiteto Matheus Esquivel, membro de nossa Loja. A obra se encontra em estágio de fundação.

O Compasso - Há previsão para conclusão da obra?

Pedro Jatobá - Sim.  O Templo deverá estar concluído em 2014, isto porque se trata de um empreendimento de grande porte, dotado de beleza e funcionabilidade.

O Compasso - Onde, atualmente, está funcionando a Loja Maçônica Acácia Grapiúna, e em que dia da semana?

Pedro Jatobá - Estamos nos reunindo no Templo da Loja Maçônica Areópago Itabunense, por beneplácito de seu Venerável Mestre Cléber Moreira Lima, situado nesta cidade, na Rua Moura Teixeira, nº 10 – Centro, sendo nossas reuniões às segundas-feiras, com início às 20h

O Compasso - E anteriormente, onde esta Loja se reunia?

Pedro Jatobá - Nós nos reuníamos no tempo da Loja Maçônica Acácia do Sul, em Itajuipe, também às segundas-feiras, por benevolência do seu Venerável Mestre Itatelino Oliveira Leite Júnior e aprovação de todos os membros daquela Loja, aos quais muito agradecemos.

O Compasso - Quantos foram os mestres maçons fundadores da Acácia Grapíúna?

Pedro Jatobá - 23 foram os mestres maçons seus fundadores, sendo 22 da Areópago Itabunense e 1 (um) da Acácia do Sul.  Complementando, seu primeiro Venerável foi o Irmão Antonio Carlos Ferreira, fundador, membro da Areópago Itabunense.

O Compasso - Quantos maçons compõem o quadro de obreiros da Acácia Grapiúna, e quando ela fará seus primeiros mestres maçons?

Pedro Jatobá - A Acácia Grapiúna conta hoje em se quadro associativo com 47 membros. Destes, estão aprovados para serem exaltados no Grau de Mestre 8 companheiros, cuja exaltação está programada para o próximo 14 de junho. Será uma data histórica para nossa jovem Loja. 

O Compasso Venerável, há previsão para admissão de novos maçons na Acácia Grapiúna?

Pedro Jatobá - Sim?  Estamos com 6 cidadãos já prontos para serem iniciados no Grau 1, sendo que cerca de 4 estão ainda em processo de seleção.  Nosso propósito é trazer, para nosso quadro de associados, o melhor que exista de homens de bons costumes e livres de vícios em nossa comunidade. E, em verdade, existem muitos a espera desta oportunidade.

O Compasso - Como está composta a atual Diretoria da Acácia Grapiúna?

Pedro Jatobá - Por mim, como seu Venerável Mestre, a quem cabe a representação da Loja, e pelos seguintes Irmãos, Mestres Maçons: 1º Vigilante: José Carlos Oliveira; 2º Vigilante: Hélder Pereira Dantas: Orador: José Carlos dos Santos Souza; Secretário: José Carlos Adami Cerqueira; Tesoureiro: Lúcio Flávio Correia de Oliveira e Chanceler Crisóstenes Ferreira de Oliveira.

O Compasso - Itabuna comportaria mais uma Loja Maçônica?

Pedro Jatobá - Sim, comportaria, como bem comportou a Acácia Grapiúna. As estatísticas mostram que 1,6% da população de uma cidade tem condições de participar de qualquer sociedade organizada onde haja pagamento de mensalidade. Temos em Itabuna mais de 200 mil habitantes e somente cerca de 250 maçons ativos; 110 rotarianos e cerca de 130 membros dos Lions. Isto nos mostra que existe mais de 2.000 pessoas a espera de serem chamadas para estas instituições.

O Compasso - Venerável, o que vossa venerabilidade acha da criação do Jornal o Compasso, o primeiro jornal Maçônico a ser criado do Norte-Nordeste, com o fito de divulgar o que é de mais importante na Maçonaria da Bahia?

Pedro Jatobá - Considero a criação desse Jornal uma excelente ideia maçônica e que muito contribuirá para o engrandecimento da Maçonaria na Bahia. Além disso, as Lojas maçônicas e os irmãos necessitavam de um veículo de comunicação acessível a todos eles, e que contribuísse para o seu aperfeiçoamento, atendendo o papel maçônico de “erguer templos à virtude, cavando masmorras ao vício”. O Compasso, portanto, passa a ser um espaço de congregação dessa Grande Família. E sendo um jornal feito por maçons e  para maçons,  tenho certeza que será um sucesso.



DESTAQUE MAÇÔNICO


JOSÉ CARLOS OLIVEIRA, 33º
O escolhido para estrear a coluna Destaque Maçônico da primeira edição do jornal O Compasso é o advogado militante e mestre maçom José Carlos Oliveira, 33º.
Ele exerce a função de Grande Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúrgica da Bahia, é membro-fundador e 1º Vigilante da A. ‘. R. ‘. L. ‘. S. ‘.   Acácia Grapíuna, é também Orador da A. ‘. R. ‘. L. ‘. S. ‘. Areópago Itabunense, além de Membro-fundador e Vice-presidente da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG).
             José Carlos Oliveira nasceu em 9 de junho de 1941, na cidade de Almadina no Sul da Bahia, filho do casal Tertuliano Pereira de Oliveira (nascido em Ferradas) e Olímpia Maria do Nascimento Oliveira (nascida no Rio do Braço).
É casado com a Drª. Ana Amélia Sá Falcão, delegada de polícia da Bahia. Pai de 4 filhos, frutos de seu primeiro casamento: José Carlos Oliveira Junior, solteiro, Engenheiro Mecânico, formado pela UFBA, nascido em 10.11.83, vive atualmente em Vancouver - Canadá; Mabel Venâncio Oliveira, casada, empresária, formada em filosofia, nascida em 10.11.73, residente em Salvador; Mônica Venâncio Oliveira Pinheiro, casada, formada em turismo, nascida em 10.11.75, também em Salvador; e Isis Fabiana de Souza Oliveira, solteira, psicóloga, nascida em 13.10.85, residente em Salvador.
Atualmente reside na cidade de Ilhéus, mantém suas atividades profissionais no eixo Itabuna-Ilhéus e escritório na Avenida Firmino Alves, 60, Edifício Módulo Center, Sala 1007, Centro.

1 – Vida Escolar:

1.1 – Primário em Almadina e no Colégio Salesiano de Aracaju-SE.
1.2 – Ginásio: 1ª Série no Colégio Salesiano de Aracaju e da 2ª à 4ª no Ginásio de Jequié
1.3 – Curso Científico: Instituto de Educação Regis Pacheco, em Jequié
1.4 – Curso Universitário – Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
         Colação de grau em 11 de agosto de 1973

2 – Vida Profissional:

2.1 – Petrobrás – Bahia: de 24.02.1965 a 10.05.1976
        Último cargo: Inspetor de Equipamentos
2.2 – Ministério do Trabalho: de 10.05.1976 a novembro de 1994 (aposentadoria)
Cargos: Inspetor do Trabalho, Subdelegado do Trabalho em Itabuna, aposentado como Auditor Fiscal.

3 – Vida Social:

3.1 – Membro do Rotary Club Itabuna Sul – Distrito 4550 
         Cargos ocupados: Presidente de Avenidas, Vice-Presidente e Presidente.
         Atualmente: Membro Efetivo do Conselho Fiscal
        
         Cargos ocupados no Distrito 4550:
         Governador 1996-1997; Presidente da Comissão de Intercâmbio Internacional de Jovens; Presidente da Sub-Comissão de Intercâmbio de Grupos de Estudos; Delegado do Distrito 4550 no Conselho de Legislação
         De 2004, em Chicago.

3.2 – Presidente do Conselho Deliberativo da FUNDESB – Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia, com sede em Itabuna

3.3 – Membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna

3.4 – Membro-efetivo e fundador da Academia Maçônica de Letras da Região Grapiúna (AMALCARG)

3.5 – Membro-fundador da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL)

3.6 – Membro-fundador da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA)

4.4 – Vida Maçônica:
        
                        4.4.1 - Simbolismo:
        Iniciação: 16.06.1976 – Loja Maçônica União e Trabalho nº 13 – Salvador - Bahia        Cadastro nº 15734 – GLEB
        Filiação em 13.12.1978 - Loja Maçônica Areópago Itabunense nº 9 – Itabuna
        Elevação: 21.02.1979 - Loja Maçônica Areópago Itabunense nº 9 – Itabuna
        Exaltação: 26.09.79 - Loja Maçônica Areópago Itabunense nº 9 – Itabuna
     
        Cargos de destaque ocupados: 1º Vigilante 1983-1985
        Venerável: 1985-1987
        Atualmente: Orador da ARLS.´. Areópago Itabunense
                            1º Vigilante da ARLS.´. Acácia Grapiúna  
       
             4.4.2 – Filosofismo: Supremo Conselho do Gr.´. 33 da Maçonaria Para a
                    República Federativa do Brasil Cadastro nº 13.864   
       
         Iniciação: 4º em 08.09.1980 - Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder –
         Itabuna – Bahia.
                       14º - 18.09.1981 -        Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder –
         Itabuna – Bahia
                       18º - 08.10.1983 -     Capítulo Rosa Cruz Mont´Alverne – Itabuna
                       22º - 26.10.1984 -     Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário Behring    
                       28º - 22.04.1985 -     Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário Behring
                       30º - 17.08.1985 -     Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário Behring

                       32º - 1985 Consistório de Príncipes do Real Segredo                                                           Áttila de Melo Cheriff - Itabuna
                       33º - 30.11.1985         Grande Inspetor Geral da Ordem
                       Cargos de destaque ocupados:
                       Presidente, em datas diversas, de todas as Lojas de Altos Corpos                        sediadas em Itabuna
                       Atualmente: É o Grande Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúrgica da                        Bahia e Membro do Conselho editorial do Jornal O COMPASSO, o 1º do gênero no Estado.
Por todo o exposto e por José Carlos Oliveira ser um cidadão ético, integro, honesto e desprovido de qualquer sentimento que não seja o de servir o próximo e a nossa sociedade, bem como ser considerado uma das maiores autoridade do Nordeste em assuntos da Ordem Maçônica, foi o escolhido para estrear a coluna Destaque Maçônico desta histórica 1ª edição do Jornal O Compasso, o jornal do Maçom da Bahia.





AGENDA DAS LOJAS – MESES JUNHO DE JULHO 2012


ü  01/06 – Iniciações dos Graus 26 e 27, Conselho de Cavaleiros Kadosh. A sessão será aberta no Grau 27 - Grande Comendador do Templo. Itabuna – Bahia.

ü  04/06 – Elevação – Loja 28 de Julho. Itabuna – Bahia.

ü  15/06 – Forró do Bode - Loja Areópago Itabunense. Itabuna – Bahia.

ü  16/06 – Forró do Bode – Loja 28 de Julho. Itabuna – Bahia.

ü  Junho - Feijoada do Bode – Loja Elias Ocké. Ilhéus – Bahia


ü  19/06 – Iniciação do Grau 9 na Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder, Clima de Itabuna.  Itabuna – Bahia.

ü  30/06 - Seminário Comemorativo de 90 Anos da Loja Regeneração Sul Bahiana. Palestra de Abertura com o Grão Mestre Estadual Sílvio Cardin, na Faculdade de Ilhéus. Ilhéus – Bahia.

ü  02/07 - Sessão Magna Comemorativo de 90 Anos da Loja Regeneração Sul Bahiana. Ilhéus – Bahia.

       
As Lojas e Grãos-mestrado que desejarem ter seu material publicado nesta coluna enviar sua programação para vercil@jornaldireitos.com.br direitos@jornaldireitos.com.br

SOLENIDADE DE POSSE

 
                                    GLEB empossa Grão-Mestre
                     Grande Loja da Bahia empossa Grão-Mestre
O novo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), Jair Tércio Cunha Costa tomou posse no último sábado (26/05) juntamente com seu adjunto Arlindo Alves Pereira Neto para a gestão 2012-2014. Também foram empossados nesta mesma data nas funções, o Grande 1º Vigilante, Admilson Quintino Sales, o Grande 2º Vigilante, Edilson Barbuda Lins.
Cerca de 1.200 convidados foram prestigiar a posse festiva que aconteceu no Gran Hotel Stella Maris, com delegações de visitantes de todo o Brasil e até do exterior, como Estados Unidos, México, Argentina, Guatemala e Gabão. De Itabuna foi uma delegação composta por Cleber Moreira, Venerável Mestre da Loja Areópago Itabunense, Helder Pereira, Mestre de Cerimônia da Areópago Itabunense, José Peixoto, um dos fundadores da Loja Acácia Grapiúna, Pedro Jatobá, Venerável Mestre da Loja Acácia Grapíúna, Antônio Carlos Ferreira, Venerável de Honra da Acácia Grapiúna, Messias Pires, Delegado Distrital da Grande Loja na Gestão de Itamar Assis e Ubaldo Santos, Grande Orador Adjunto da Grande Loja na gestão de Itamar Assis.
O Sereníssimo Grão-Mestre Jair Tércio Cunha Costa já tinha sido empossado legalmente em 22/05, dia em que a GLEB comemorou aniversário de 85 anos, - como rege o Estatuto da Grande Loja - primeira Grande Loja a ser formada no Brasil -, que determina que a posse oficial deva acontecer sempre no dia do seu aniversário.



A MAÇONARIA EM ITABUNA


Surgimento da Maçonaria em Itabuna
À guisa de chegada, aproprio-me das definições de Maçonaria de dois grandes representantes dessa importante instituição no Sul da Bahia: José Carlos Oliveira, Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúrgica da Bahia, ligado à Loja Areópago Itabunense,  e de Antônio da Silva Costa, Secretário de Planejamento do Grande Oriente Estadual da Bahia, ligado à Loja 28 de Julho, respectivamente. 
“A Maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e à crença de cada um. É universal, não tem preconceito de raça, de cor e, tampouco, religião”. 
“Em termos simples, concisos e significativos, defino a Maçonaria como uma instituição universal, fundamentalmente filosófica, que trabalha pelo advento da justiça, da solidariedade e da paz entre os homens”. 
Prestes a completar 90 anos de existência, a Maçonaria de Itabuna tem demonstrado a sua força e contribuição ao desenvolvimento de nossa cidade, bem como de nossa região. 
Mas como surgiu essa importante instituição em Itabuna?  
Primeiramente, faz-se necessário salientar a formação embrionária das lojas maçônicas: Nas cidades em que não haja possibilidade de formação de uma Loja Maçônica, pode ser constituído um Triângulo maçônico, cuja formação depende de, no mínimo, 3 mestres maçons, sob a direção de uma ou mais Lojas Maçônicas. A partir daí pode originar uma nova Loja Maçônica.   
O embrião da maçonaria em Itabuna foi o Triângulo Delta de Itabuna, fundado em 1917, por   maçons das Lojas Maçônicas Força e União e Filhos de Salomão, de Salvador, e Amor e Luz III, da cidade de  Lençóis, na Chapada Diamantina.  Este triângulo Maçônico não resultou em Loja Maçônica, como esperavam, vigorando somente até meados de 1920. 
Em maio de 1921, já existindo muitos maçons na jovem e dinâmica cidade, com apenas de 10 anos de emancipação política,  reuniu-se na casa de Carlos Maron um grupo de  prósperos e respeitados itabunenses com o firme propósitos de fundarem uma Loja Maçônica. A esta reunião seguiram outras, todas a portas fechadas. Finalmente, em 1º de fevereiro de 1922, foi fundada a 1ª Loja Maçônica de Itabuna com o nome de Areópago Itabunense, praticante do Rito Escocês Antigo e Aceito, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), cujo primeiro venerável foi Carlos Maron. A escolha do nome areópago justifica-se pelo seu significado: assembléia de sábios.  
A 2ª Loja Maçônica de Itabuna surgiu 48 anos depois, em 4 de julho de 1970,  que é a dinâmica Loja Maçônica 28 de Julho, filiada ao Grande Oriente do Estado da Bahia (GOEB), e que atualmente tem como Venerável Mestre Antônio Costa Cruz. 
A terceira  surge 39 anos depois, em 1º de dezembro de 2009, com a fundação da Loja Maçônica Acácia Grapiuna,  que atualmente é dirigida pelo Venerável Mestre Pedro Luciano Araújo Jatobá, cuja pedra fundamental para construção de seu Templo foi lançada em solenidade conduzida pelo Sereníssimo Grão Mestre Itamar Assis Santos – Grande Loja do Estado da Bahia (GLEB), no dia 14 de agosto de 2010. Ao evento compareceram autoridades itabunenses e regionais, civis, militares, religiosas e maçônicas, no total de 81 pessoas, inclusive mulheres e jornalistas.  
A maçonaria é progressista por princípio, pregando, continuamente, o desenvolvimento do ser humano sobre todos os aspéctos positivos.  Tem por absoluta apenas uma verdade – a existência de Deus. Estimula a prática da tolerância e de outros princípios nobres, como gentileza, honestidade, decência, amabilidade, honradez, compreensão e afeto. Contudo, impõe a seus membros respeito às opiniões e crenças de cada um, e proíbe discussão, proselitismo ou controvérsias política ou religiosa em suas Lojas.  
Em Itabuna, é marcante e evidente a participação da maçonaria em tudo que concerne ao seu desenvolvimento. A títulos de exemplos, recentemente, as três lojas maçônicas desenvolveram uma ação conjunta em prol da não  estadualização do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães; fundaram a primeira academia de Letras da cidade, a AGRAL - Academia Grapiúna de Letras. Além das fundações da Academia Maçônica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG) e da primeira academia de letras jurídicas do Norte e Nordeste, fora das capitais e a segunda da Bahia, a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA). 

Por Ir.: Vercil Rodrigues 

Editor-fundador do jornal Maçônico O Compasso e Membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Areópago Itabunense.